UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O CULTO DE IFÁ

O CULTO de IFÁ é oriundo das Religiões tradicionais africanas, ligado ao ORIXÁ ORUNMILÁ-IFÁ da religião YORUBÁ, mais precisamente na NIGÉRIA. Com a escravidão, os líderes chamados BABALAWÓS imigraram obrigatoriamente para CUBA como escravos. Eles eram os sacerdotes de IFÁ e a maioria deles vieram para CUBA nessa época, deixando a região onde se cultuava ORUNMILÁ. Com a ida deles para CUBA o CULTO a IFÁ ali se disseminou, juntamente com o CULTO aos ORIXÁS, hoje chamado de LUKUMI, através da REGRA DE OSHA-IFÁ LUKUMI. Para o BRASIL, no início, o povo enviado eram oriundos de ANGOLA e CONGO e eram chamados de BANTUS, chegando muito posteriormente os YORUBÁS e depois os FONS.

A palavra IFÁ se refere ao corpo YORUBÁ de conhecimento, ritual e filosófico, também como o sistema de adivinhação.

IFÁ é também um dos nomes de elogio do ORIXÁ da Sabedoria e da Adivinhação, ORUNMILÁ.

IFÁ não é uma religião. “É muito mais que isso” e realmente o é.  A tradição IFÁ/ORIXÁ manteve até os dias de hoje a real estrutura tradicional YORUBÁ. OSHA-IFÁ tem um vasto conhecimento de ervas medicinais.

Sua tradição se mantém viva até hoje, através dos TRATADOS de IFÁ.  A tradição oral foi mantida até o dia da chegada de letrados à CUBA que foram iniciados em IFÁ e então escreveram o que os mais velhos já contavam com total descrição e sabedoria.

O ORÁCULO de IFÁ é constituído em seu Corpus pela vivência de cada um dos  256 ODÚS de IFÁ. É a mais segura e completa forma de adivinhação conhecida até os dias de hoje desde mais de sete mil anos de existência (UNESCO). Conta com 256 signos ou ODÚS de IFÁ e entre eles está contida todos os refrões, histórias, PATAKIS, parábolas, metáforas, entre outras coisas. Esses ODÚS são lidos, interpretados, analisados por um AWÓ NI ORUNMILÁ e explicados pelos mesmos num OSODE de IFÁ (Jogo de OPELÉ-IFÁ). Através dessa interpretação o consulente conhecerá as origens e soluções de cada um de seus problemas, inclusive tudo o que acontece em suas vidas e que formam parte de seus destinos, pois um dia nosso ORI diante de OLÓFIN (DEUS) escolheu seu próprio destino. Nesse momento ORUNMILÁ estava presente e é o único que é testemunho de DEUS na criação do mundo, por isso é o único que sabe tudo sobre nós.

As mulheres também podem e devem ser iniciadas no CULTO, quando passam a ser chamadas de APETEBIS NI ORUNMILÁ. A primeira iniciação de um homem (MÃO de ORUNMILÁ) é chamada de AWÓFAKAN.  Os sacerdotes de ORUNMILÁ são chamados de BABALAWÓS e sempre são homens. Para o sistema de ORIXÁS o jogo é outro e é chamado MERINDILOGUN (Búzios) e  é o jogo dos OBÁ ORIATÉS, das YALORIXÁS e BABALORIXÁS, sendo vetado aos BABALAWÓS. O MERINDILOGUN se diferencia dos BÚZIOS do CANDOMBLÉ pelo método de jogo, na metologia, por ter como saber o IRÉ (positivo) ou OSOGBO (negativo) através os IGBOS e também terem 256 ODÚS de OSHA.

O CULTO de IFÁ tem um rígido e complexo sistema de conduta moral relativo a seus adeptos, expresso no ODÚ IKÁ FUN, onde surgem os dezesseis mandamentos de IFÁ.

Hoje no BRASIL a integração de IFÁ com o CANDOMBLÉ e com as religiões AFRO-BRASILEIRAS tem acrescentado muito em ambas as CULTURAS.

Oluwó Siwajú Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun