A Cerimônia de Ifá é a cerimônia onde o homem se converte em BABALAWÓ (Pai dos Segredos). Esta é uma das maiores categorias, quiçá a maior da Religião Yorubá.
Para receber esta cerimônia é necessário que a pessoa tenha recebido antes a Mão de Orunmilá (AWÓ FAKAN), a cerimônia de iniciação em IFÁ realizada exclusivamente por BABALAWÓS.
Para a Cerimônia de Consagração de um novo BABALAWÓ, deve haver um grupo mais ou menos de no mínimo 8 (oito) BABALAWÓS. Um dos BABALAWÓS é o que entrega e é o padrinho do AWÓ (pessoa que recebe ou receberá IFÁ). Outra pessoa (BABALAWÓ) é o OJUGBONA, quem fica como um segundo padrinho da pessoa e é quem cuida do AWÓ durante o transcurso da Cerimônia.
A Cerimônia de Consagração de um BABALAWÓ dura 7 dias. Nesta Cerimônia a pessoa deve pernoitar no IGBODÚ, receberá um ITÁ e deve-se raspar a cabeça em sinal de renascimento. Igualmente a maioria das coisas que se passam dentro da cerimônia é segredo.
No entanto, existe uma parte da cerimônia que é pública e é durante o dia que se conhece como IYOYÉ. Durante esta cerimônia se faz um ritual no qual o AWÓ deve fazer um plantio em nome de ORUNMILÁ. Para realizar o dito plantio, o AWÓ deve levar a semente desde o IGBODÚ até o lugar de plantio, várias vezes.
Cada vez que se regressa ao IGBODÚ, o AWÓ caminha entre duas fileiras formadas pelos BABALAWÓS que trabalharam na Cerimônia. Estes BABALAWÓS possuem ramas com as quais batem nas costas do AWÓ, limpando-o assim de todos os males (OSOGBOS) que possa passar o AWÓ. Depois deste doloroso sacrifício, o AWÓ é apresentado ao mundo e se celebra a grande festa de nascimento de mais um BABALAWÓ!
As pessoas que recebem essa cerimônia se chamam BABALAWÓS e realizam a maior gama de trabalhos dentro da Religião YORUBÁ.
Ifá Ni L’Órun