ABITA (o mal) há tempos queria medir forças com ORUNMILÁ, pois este cada vez que ABITA prejudicava alguém com seus atos, ORUNMILÁ o salvava.
Então ABITA preparou todos os seus adeptos, os ASHUMULEI (feiticeiros) para derrotar ORUNMILÁ. Preparou algo e chamou ORUNMILÁ para guerrear.
ORUNMILÁ se consultou com IFÁ e por orientação deste preparou alguns sacrifícios e oferendas e fez tudo antes da luta e chamando o seu ajudante OGUN, fez ASHINIMA e mandou OGUN ao monte buscar EWÉ YILEBO, que era a única EWÉ que derrotava ABITA.
ORUNMILÁ disse a OGUN, deixa-me guerrear sozinho, minha última arma usarei se ABITA jogar sujo na luta. O dia da luta chegou e começaram a fazer proezas, mas ABITA tinha um IYEKA, um pó maléfico e num descuido de ORUNMILÁ o soprou na direção dele e este imediatamente caiu.
Todos os seguidores de ABITA cantaram e dançaram, pois ORUNMILÁ estava OKU. O levaram a sua casa e se reuniram para decidirem que:
Em primeiro lugar:
Fazer todo o possível para que ele não revivesse
Em segundo lugar:
Se ele voltasse em si, que não o deixassem levantar
Em terceiro lugar:
Se ele se levantasse, não o deixariam chegar a seu tabuleiro, para que não pudesse chamar os IRUNMOLÉ.
ABITA e todo os ASHUMULEI estavam de guarda e chamavam todo mundo para que vissem que ORUNMILÁ estava OKU.
ORUNMILÁ não estava morto, pois o ASHINIMA que havia feito havia evitado que ele morresse e IYEKA só o havia adormecido. Quando menos esperavam, ORUNMILÁ recobrou sua consciência e agarrando o galho de EWÉ YILEBO que tinha ao lado, começou a cantar:
“EWÉ YILEBO IGI DERE INA BAKUARÉ KORAWÓ KORAWÓ
INA BAKURE OYÉ OYÉ NILÉ AWÓ”
(ORUNMILÁ é como EWÉ YILEBÓ, árvore dura que o fogo do mal ataca, mas ninguém pode com ele, o mal se vai da casa do AWÓ).
E conforme cantava, golpeava os ASHUMULEI, destruindo-os todos.
ABITA ao ver isso, não teve outro remédio a não ser reconhecer que com ORUNMILÁ não podia e que era APATAKI IMALÉ ALAKAIYÉ (o principal dentre os ORISHÁS).
Maferefun ORUNMILÁ todos os dias!
Ifá Ni L’Órun