A REGRA YORUBÁ DE IFÁ E DE ORIXÁ

REGRA YORUBÁ DE IFÁ E DE ORIXÁ em Cuba é a religião resultante da interação transcultural ocorrida em CUBA dos cultos praticados em tribos YORUBÁS da ÁFRICA desde que chegaram a Ilha no século XVI.

Para a Ilha foram trazidas mais de 100 etnias provenientes do continente africano. Estas podiam ser divididas em Yorubás, Congos, Carabalis, Mandigas, os Ararás Ewé Tshi, Ewé Fon, Fonbe e grupos Hamito-negroide.

Uma parte importante daqueles escravos eram YORUBÁS. Estes viviam em um lugar no que hoje conhecemos como NIGÉRIA, ao longo do Rio Níger. De um modo geral foram trazidos para trabalhar nas plantações de açúcar e foram chamados de Yorubás. Com a chegada dos traficantes de escravos na Costa da NIGÉRIA no século XV, os Yorubás estavam divididos em reinos independentes que começavam a mostrar progressiva decadência, o que propiciou sua captura massiva para os carregamentos de escravos.

Já na Ilha os escravos viviam em condições que propiciaram processos de junção dos cultos que praticavam originalmente, porque foi inevitável que tivessem que se identificar com novas formas de manifestações de suas Deidades e “reorganizar” os ritos de acordo com as necessidades que agora eram iminentes.

Em um primeiro momento veneravam um só ORIXÁ, à forma africana, posteriormente começaram a render culto ao panteão em sua totalidade, fazendo assim ritos que somente se realizavam em conjunto no reino de OYÓ na África e acordado a serem feitos por todos na Ilha, criando assim a REGRA YORUBÁ DE IFÁ E DE ORIXÁ.

A Igreja Católica, por sua vez, tratou de evangelizar os negros Yorubanos, mas as condições eram muito difíceis. Além disso a escassez de sacerdotes, a condição da escravidão dificultava os cativos a compreenderem e aceitarem o que era ensinado sobre um novo Deus, os problemas ou necessidades deles não eram totalmente reconhecidos nesse ídolo. O resultado disso foi que muitos aceitaram exteriormente esses ensinamentos católicos, porém interiormente mantinham sua antiga crença e religião.

Depois de se ter consagrado em ORIXÁ, a pessoa pode ascender na hierarquia da RELIGIÃO YORUBÁ. Os sacerdotes de maior hierarquia são chamados “BABALAWÓS”. Estes são filhos de ORUNMILÁ iniciados em IFÁ como sacerdotes.

Um aspecto importante dentro dessas crenças de origem africana são as formas de consultas e adivinhação, produto dos quais uma grande maioria da sociedade não religiosa se aproxima pela primeira vez dos OLORIXÁS e BABALAWÓS.

A RELIGIÃO YORUBÁ DE IFÁ E ORIXÁ na atualidade, aglutina mulheres e homens sem distinção de raça ou origem social. Ao mesmo tempo, permite que cada um dos participantes adquira méritos e experiência sem limitá-los por razões de idade ou nível cultural. As mulheres, dentro dessa religião exercem um papel fundamental, porque são “madrinhas” (Yalorixás) em diferentes cerimônias para as que são imprescindíveis.

Nessa crença é feito Culto aos ORIXÁS (Deidades) e aos EGUNS (ancestrais e antepassados), cujas funções principais são a de proteger seus devotos e orientar suas vidas.

Os devotos ou iniciados na Religião, tampouco possuem uma “bíblia”; sua doutrina é basicamente oral, transmitida de geração em geração ou nas já conhecidas “libretas de Orixá”, que possuem os religiosos afro-cubanos. A escrita dos TRATADOS DE IFÁ resultaram na preservação dos ensinamentos e Patakis ou relatos de ORIXÁS e através dessas escritas puderam legar seus conhecimentos aos iniciados e afilhados e de fato, a estudiosos e cientistas. Esta tradição oral é riquíssima e sua transmissão é assombrosamente bem guardada por todos os religiosos da religião e através da escrita puderam preservar em sua totalidade essa mesma tradição oral para que futuras gerações pudessem ter acesso a religião.

A REGRA YORUBÁ E DE ORIXÁ crê em uma força ou DEUS universal do que provém tudo o que foi criado, chamado OLODUMARÉ. A energia de OLODUMARÉ é AXÉ. Em seguida estão os ORIXÁS, que são Deidades que governam diversos aspectos do mundo. Os ORIXÁS também velam para que cada mortal cumpra o destino que tem marcado desde o seu nascimento.

Dentro da REGRA YORUBÁ DE IFÁ E ORIXÁ as Deidades femininas são de tão importância como as masculinas como símbolos de feminilidade, de doçura, amor, sensualidade e fonte de vida.

 

Ifá Ni L’Órun