A RAINHA OXUM

OXUM possui virtudes mais apreciadas pelo sexo feminino, é atraente, bela, sensual, musical e trabalhadora. É a rainha do rio, do amor, do mel e do ouro. OXUM é irmã de YEMANJÁ e (OFEISITA) “secretária” e esposa de ORUNMILÁ, portanto, aliada dos BABALAWÓS.

É protetora das grávidas e protege também das enfermidades do ventre, dos órgãos genitais e do sangue. Trabalha muito com a abóbora e com ela salva vidas. Pode se oferecer a ela doces finos, doces variados, frutas em caldas e também espigas de milho cozidas em rodelas.

YALODÉ, também é o nome e o título como se conhece OXUM. Tornou-se mulher para salvar sua irmã menor OYÁ.

Sua cor representativa é o amarelo e o dourado e se lhe invoca através de um sininho dourado. É saudada no sábado e nos dias 5, 15 e 25 de cada mês. Protetora das mulheres e, por isso, OXUM pune a quem trata com severidade uma de suas filhas. Fala em MERINDILOGUN principalmente através de OSHE (5), mas também em OBARA (6) e ODI (7).

Em IFÁ seu ISALAYÉ (ODÚ no qual veio à Terra) é OSHE TURA, entretanto, fala também em diversos Odús de IFÁ, como por exemplo, ODI MEJI, OSHE MEJI, IROSO KA, IWORI BOSHE, OGBE ATE, dentre outros.

CARÁCTERÍSTICA PRINCIPAIS DE OXUM

Simboliza a maternidade, os partos, o amor maternal, a família, a pátria, a casa, a cozinha, as grandes massas, as mulheres, os rios, o sentimento, a imaginação.

Seus filhos se caracterizam por serem maternais, hospitaleiros, caridosos, compassivos, receptivos, econômicos, com uma excelente memória, imaginativos, sensíveis, românticos, bons anfitriões, generosos, solícitos, protetores, patrióticos e um tanto introvertidos, porém muitas vezes festivos, alegres e extrovertidos.

São muito emotivos, suscetíveis, hipersensíveis a crítica, caprichosos, tímidos, ressentidos e ciumentos.

OXUM é a bela entre as belas, é a dona do amor, da feminilidade e rainha dos rios. É o símbolo do namoro, do flerte, da graça e da sexualidade feminina. Esposa de XANGÔ e íntima amiga de ELEGBARA, que a protege.

Sempre caminha com YEMANJÁ, vive no rio e assiste as gestantes e parturientes. É representada por uma bela mulher, simpática, que dança muito bem, festeira e eternamente alegre.

Alguns caminhos de OXUM

OXUM Yeyé Moró ou Yeyé Kari.

OXUM Kayode.

OXUM Miwá.

OXUM Yumú.

OXUM Sekesé.

OXUM Akuara o Ibú.

OXUM Fumiké.

OXUM Olodi.

OXUM Funké.

OXUM Edé.

OXUM Niwé.

OXUM Kolé-Kolé ou Akalá-kalá.

OXUM Awé.

 

Ifá Ni L’Órun