IBEJIS
Quem são os Ibejis?
Os Ibejis são Orishás. Personificam a fortuna, a sorte e a prosperidade. São capazes de salvar da morte e do malévolo. Encontram-se nos caminhos dos montes, protegem os caminhantes. Um dos símbolos mais importantes dos Ibejis são os tamborzinhos com os quais venceram Abita (seria o diabo católico, o mal). Pode-se representá-los por três combinações de figuras, uma de menina e uma de menino, dois de meninos ou dois de meninas.
Os Ibejis ou Jimaguas, ou ainda Orishás gêmeos, são os Orishás menores, protetores das crianças, brincalhões, travessos e gulosos. Vivem no alto da palmeira. São os “queridinhos” de todos os demais orishás. Menino e menina recebem diferentes nomes como Taewó e Kaindé, Araba e Aína, Ayaba e Aíba (ambos femininos), Olorí e Oroina (também femininos), Alawa Kuario e Eddún, Adén, Alabba, Ibbó e Igué, Oraún, Ono Nibeyi e Idobe, Olón, Itaguo e Idoú, etc. Seu nome provém do Yorubá Ibèyí (Igbó: contém, Meyi: dois). Salvaram os homens com os tambores mágicos que lhes deu Yemayá vencendo a Olosí. Também salvaram a Obatalá em Dahomey.
Seu número é o 2 e seus múltiplos. Suas cores são o vermelho e branco e o azul e branco.
Família:
Filhos de Shangó e Oshún criados por Yemayá (Iyemanjá).
Dilloggún:
Pelo Dilloggún falam fundamentalmente em Eyioko (2) em todos os Odús Mejis.
Utensílios:
Seu receptáculo são dois porrõezinhos (apotós), uma decorada de vermelho e branco e a outra de branco e azul. Seus atributos são duas mãos médias de caracóis (cawuries), quatro pedras alongadas, quatro pedras redondas, dois bonecos sentados em banquinhos, um feminino com colar de Yemayá e um masculino com colar de Oshún, ambos unidos com uma corda, dois acheré, dois tamborzinhos, jogos de sininhos em número par e guiras pintadas com cruzes ou raios sobre o fundo branco. Não se colocam na cabeça (não se raspam) e se recebem como Orishá de Adimú.
Oferendas:
Se lhes oferece todo tipo de frutas, mamão, goiaba, laranja, manga, fruta do conde, etc e docinhos, arroz amarelo e pipoca de milho (pochoclo). Seus elekes (colares) se confeccionam com algumas partes de vermelho e branco e outras de azul e branco. Saúda-se: Ibeji oro alakúa oyé oyé mojojó!
Característica dos Omo Ibejis:
São pessoas pequeninas, brincalhonas, imaturas. Tem grande talento para os negócios. De caráter muito variável ou ciclotímico, ou seja, de humor variado.
Oluwó Siwajú Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun