OBATALÁ AYAGUNA OU AJAGUNA é guerreiro e é o mais jovem dos caminhos de OBATALÁ. É intrépido, valente, temerário e guerreiro como SHANGÓ. É chamado também de AFAJUÚN e MALÉ na terra ARARÁ (DJEDJE) e também é conhecido como ARUWÓ.
Diz-se que ele propagou as guerras por todo o mundo e que incendiou a pólvora. Suas guerras chegaram até a Ásia.
Seu colar ou Eleke (fios de conta) é de contas brancas, alternando vermelhas cada 8 brancas. Veste-se de branco com uma listra de cor vermelha transversal.
OBATALÁ AYAGUNA OU AJAGUNA é um grande cavaleiro e luta sobre sua montaria, entre suas ferramentas tem um cavalo miniatura e uma espada, além de outros atributos como o castelo, o facão, uma flecha, uma lança, um bastão, um divino e uma cinta vermelha. Além disso, se põe um colar com sete cascas de coco, uma espada com punho de moruro ou ébano.
Sua dança é forte e guerreira. Alguns o consideram filho de OSHAGRIÑÁN e rei de Ketu. Também se diz dele que foi briguento, amigo de entrar em fofocas e da bebida, dado as revoluções. Seus filhos deverão usar a mão esquerda para por suas oferendas, já que OBATALÁ AYAGUNA OU AJUGUNA era surdo.
Ifá Ni L’Órun