Hoje muitos se perdem de seu destino por se deixar guiar pelo caminho do próximo. Resultado: Fracassos e frustrações. Já que entendemos que só através de nosso real propósito alcançaremos a grande realização. Caso um filho caminhe fora de seu real destino, ele se desvia de tudo que é benéfico em sua vida, vivendo uma vida de peregrinação dia após dia até se encontrar, em muitos casos, perdendo a vida e a saúde prematuramente.
Quero apontar para situações agravantes que nos assolam no momento e pedir ao querido leitor que reflitam em minhas palavras; perdemos tanto tempo em tentar justificar aquilo que já não temos onde buscar as justificativas. Vivemos no auge do século XXI e percebemos então que em uma velocidade crítica, os verdadeiros e reais valores da vida vem se perdendo e junto com eles o rumo da humanidade, que gradativamente se afasta de sua verdadeira essência. O resultado nos mostra em dados preocupantes publicados diariamente nos telejornais e percebemos então a degradação atual de nossa geração, filhos agredindo os pais, por sua vez pais abandonam os filhos, a juventude cada dia mais cedo entregue as drogas, muitos deles ficarão no meio do caminho e sequer terão a chance de formar suas famílias, meninas se prostituindo, casamentos em ruína; atualmente duram cada vez menos, mulheres e homens perdidos em seu papel social, um alto índice de depressão e loucura etc. Por mais que o novo mundo esteja repleto de conforto e de facilidades comparado as décadas anteriores, o país vive um estado de angústia e infelicidade desesperadora. A busca necessária pelo materialismo, porém desmedida, digo desmedida pelo fato da mesma ter levado o homem a passar por cima de valores essenciais e necessários para construção de uma vida social e familiar feliz, resultado: a sociedade se perdeu! Em todas as épocas a religião sempre ponderou o materialismo, pois o materialismo não tem pai, mãe, irmão, etc, os valores são baseados em quem tem mais, onde felicidade real era a verdadeira riqueza aos olhos humanos. Resultado: uma geração destruída.
Todos nós temos um ODÚ, razão pela qual estamos neste mundo, onde estão contidas as informações de nossa existência, destino, natureza, nossas debilidades, virtudes, dons que nos tornam um ser único em essência, passivo de erros e de acertos, que nos faz capacitado para umas coisas e outras não.
Se por algumas circunstâncias nos desviarmos de nossos propósitos, acabamos por viver uma vida diferente da que deveríamos viver de fato, e por tais motivos nos comprometemos e nos vinculamos a pessoas, profissões, amores, ideais contrários a nossas essências, naturezas e destino, o que seria algo desastroso a vida de qualquer pessoa, pois forçaríamos nossa natureza, aquilo que somos de fato, causando sequelas graves ao estado emocional , como um vazio interior, a perda do ânimo pela a vida, depressão, que consequentemente levará a loucura, esses são índices fortes que algo esta errado em seu destino e a progressão destes sintomas pode levar a perda de tudo com o tempo. Costumo dizer que a loucura vem de não se entender a vida.
O papel de IFÁ na Sociedade e nos Cultos afro-brasileiros é fundamental para o resgate de valores fundamentais para a formação de uma geração social e religiosa renovada, com valores e princípios antigos e sagrados aos olhos de OLODUMARÉ. Como disse anteriormente em IFÁ estão as leis que regerão a Sociedade, mas que na geração atual está perdida, causando um grande caos à formação de qualquer contexto familiar e religioso, filhos perdidos, casamentos extintos, famílias destruídas por quem deveria guiar, perda da noção do sagrado, a falta de temor e respeito a DEUS e ao próximo e aos ORIXÁS.
Como através de IFÁ podemos reconstituir a Sociedade e a Religião? Todo mundo na vida tem um ODÚ que o caracteriza como um ser humano, dentro dele está às respostas vitais do destino de cada ser, as negatividades, as positividades, as virtudes, os defeitos, as fraquezas, os limites, o segredo da espiritualidade individual de cada um, nosso destino e propósitos, o caminho que devemos trilhar na Terra. Se cada ser humano dentro de nossa sociedade social, como religiosa, tiver acesso às informações de sua existência através de IFÁ, dificilmente se comprometerão com algo que não seja de sua natureza, se conformarão com seu destino, farão as escolhas na vida de acordo com suas habilidades e sua essência, se encontrando em todos os pontos da vida, terão em suas mãos as informações que o livrarão dos males, formando sua família com valores essenciais de uma sociedade feliz, terão o que passar para seus filhos.
Não haverá depressão, pois estarão conscientes de seu destino, o respeito pelo próximo será reconstituído, o valor pela vida consequentemente, o sentido do sagrado, conceitos que colocarão limites no homem, resultado: menos pessoas perdidas, menos suicídios, menos assassinatos, menos viciados, formará uma geração sólida e feliz. Devemos entender que realização de vida não é ter muitos bens materiais, mas sim, viver dentro da vida que tem haver com nosso destino, seja com muito ou pouco, já que hoje em dia se busca tanto o material, que falta tempo de buscar as realizações pessoais e assim se cresce vazio.
Nosso ODÚ é a forma de nos conhecermos, de entender nossas vidas, de obter todas as respostas, nosso ODÚ é a forma de nos conhecermos diante do criador OLODUMARÉ, já que o mesmo sentenciou cada um com um ODÚ (destino).
Na religião creio que o papel de IFÁ reconstituirá conceitos quase perdidos como a fé, o sagrado, o amor, a devoção e o respeito.
Tenho certeza de que se tomarmos o hábito de iniciar em IFÁ antes de se iniciar em ORIXÁ, tudo terá sentido inclusive por quem esta sendo iniciado, pois o mesmo saberá as razões pelas quais estaria dando tal passo e tudo passaria a ter um sentido muito mais profundo, até porque compreenderiam baseado em seu próprio ODÚ a real necessidade de estar ali.
Com seu ODÚ conheceriam seu ORIXÁ, não esperariam da religião coisas que não são do seu destino, não perderiam a fé na primeira adversidade, pois teriam se resguardado de tal prova, não despachariam seus santos, pois entenderiam sua missão em suas vidas, teriam um crescimento muito mais acelerado, até porque não mudariam de pai de santo ou mãe de santo com facilidade, respeitariam mais seus maiores de religião, dentro do ODÚ do YAWÓ o pai ou mãe de santo teria como saber o segredo que movimenta a vida de seu YAWÓ, e assim conseguir mexer com segurança nos pontos espirituais que tem haver realmente com a vida do YAWÓ, mais sucesso na vida dos YAWÓS, mais crescimento para a casa de CANDOMBLÉ onde o YAWÓ será iniciado. Através do ODÚ conheceremos os OSOGBOS ( negatividades) os EBÓS específicos que surtem efeito contra todos os males, evitando algumas tragédias e perdas na vida do YAWÓ, evitando que uma pessoa sem estrutura ocupe um posicionamento de liderança na religião, para seu próprio bem e o bem da religião. Através de IFÁ o YAWÓ conhecerá o sentido real da espiritualidade e seus valores, conhecerá os segredos profundos de seus ORIXÁS, terá mais comprometimento com a religião. O YAWÓ é a base e futuro da religião, se forem bem preparados, no futuro reverteremos nosso quadro religioso no país.
Através de seus ODÚS, da rica sabedoria e dos conhecimentos teológicos de IFÁ terão como mostrar a riqueza de nossa religião diante da sociedade, e assim seremos respeitados diante da sociedade consequentemente.
Quero lembrar que através de IFÁ podemos recuperar boa parte da liturgia de nossa sagrada religião, pois tudo permanece intacto na literatura de nossa religião.
Poderemos realizar nosso culto de acordo com a essência real de nossos ORIXÁS.
Oluwó Siwajú Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun