IFÁ

 

Otura Airá

Em IFÁ encontrasse os desígnios de DEUS (OLODUMARÉ) para com a humanidade, as leis morais que devem ser seguidas na sociedade para com o próximo, os verdadeiros valores familiares entre pai, filho, mãe, esposa em prol da construção de uma família feliz, os mandamentos que dão noção do que é sagrado aos olhos de DEUS, que apresentam os limites que necessitamos ter diante da vida, nos mostrando onde somos castigados, onde somos abençoados, onde fracassamos, onde vencemos, nos dando a noção e o parâmetro do certo e do errado, da felicidade e da tristeza, da riqueza e da pobreza, do que é ser bom, do que é ser ruim, a vida e a morte, do bem e o mal, tudo de acordo com o propósito e a razão de OLODUMARÉ ter criado a humanidade e o mundo.

 

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Quem é ORUNMILÁ?
ORUNMILÁ é o testemunho de tudo que foi criado por OLODUMARÉ. Profeta de DEUS.
Diz IFÁ que quando OLODUMARÉ criou o mundo, ordenou que ORUNMILÁ presenciasse sua criação e que ele seria o detentor de todo o segredo da existência humana e que sua missão no mundo seria levar aos homens a salvação através de IFÁ, seria o encarregado de transmitir na Terra seus desígnios, para que os homens compreendessem a razão pela qual estariam no mundo e assim buscassem sua evolução através do destino que a cada um foi sentenciado. De acordo com tal evolução chegariam às respostas, que consecutivamente dariam condições e sabedoria de vencer a morte prematura, o infortúnio, as doenças, as tragédias, a perda e o fracasso, alcançando a realização e o cumprimento de sua missão. Caso não evoluíssem confrontariam com os males do mundo, criado por OLODUMARÉ na razão de dar sentido à vida e a seus propósitos como criador, fracassando assim em sua jornada e teriam que voltar em outra vida, com um destino pior, por não ter superado as provas impostas por seu destino. ORUNMILÁ é um ORIXÁ da cultura YORUBÁ, ORIXÁ da mais alta sabedoria, é o maior ORIXÁ entre os ORIXÁS, dado sua sabedoria e grandeza e sua importância com a humanidade. ORUNMILÁ foi a quarta divindade criada por OLODUMARÉ, incumbido da missão de salvar a humanidade na Terra. ORUNMILÁ é tão sábio, que é o único capaz de interpretar a palavra de OLODUMARÉ (IFÁ).
ORUNMILÁ é uma entidade e IFÁ é um sistema religioso. Devemos entender que ORUNMILÁ é o intérprete entre OLODUMARÉ e toda sua criação, o único que conhece o princípio e o fim de tudo que existe no mundo.

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O que é IFÁ?
Dentro de IFÁ estão contidos todos os segredos da vida e da morte e de todas as coisas existentes no mundo. IFÁ foi onde OLODUMARÉ registrou toda sua criação. É com auxilio da palavra e da sabedoria de IFÁ que nos munimos do saber necessário para sairmos vitoriosos dos obstáculos existentes no mundo (infortúnio, tragédias, morte, etc.) e principalmente do destino que a nós foi recomendado. Alcançando assim o êxito na vida.
O que é IFÁ?: IFÁ é um sistema criado por DEUS, sendo este seu próprio raciocínio. Em IFÁ narra como OLODUMARÉ criou o mundo e para quê.
IFÁ é a cosmologia completa do contexto YORUBÁ. Um Sistema adivinhatório composto de crenças ritualísticas, que formam seu contexto filosófico de todo o sistema teológico, baseado na essência do povo YORUBÁ. O sistema de IFÁ narra a existência humana através de pontos fundamentais como: ORIXÁ, quando falamos de todo o contexto YORUBÁ devemos ter a consciência que parte dele são os ORIXÁS, já que os deuses YORUBÁS são os ancestrais divinizados do povo YORUBÁ, suas origens e seus segredos compõem parte do sistema de IFÁ. Onde nos deixa claro que a verdadeira essência e segredo de cada ORIXÁ provém de IFÁ. O sistema de IFÁ narra parte do segredo da vida baseado na passagem dos deuses YORUBÁS sobre a Terra, em contra partida os ORIXÁS passaram a existir graças ao sistema teológico de IFÁ. É certo dizer que os ORIXÁS nascem de IFÁ, pois em seu nascimento receberam um ODÚ para se reconhecer como tal, compreendendo então sua missão com a humanidade e com OLODUMARÉ. Os ORIXÁS diversas vezes dentro dos escritos de IFÁ recorreram à sabedoria de ORUNMILÁ no intuito de se encontrarem no mundo. Quero frisar a todos que não existe ORIXÁ sem IFÁ e nem IFÁ sem ORIXÁ, seria uma ignorância pensar ao contrario, já que o contexto de IFÁ é formado por tudo que existe no panteão YORUBÁ inclusive os ORIXÁS, sendo IFÁ o princípio de todas as coisas, a própria criação divina.

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Dentro do entendimento teológico YORUBÁ, os ORIXÁS foram criados por OLODUMARÉ para auxiliar o homem em sua trajetória na Terra. Os ORIXÁS representam toda a essência do homem dividida em divindades. OLÓFIN criou a essência da humanidade em sexo masculino e feminino com suas virtudes e imperfeiçoes, para representar cada uma delas criou os ORIXÁS no objetivo de compor cada uma e assim OLÓFIN dividiu as divindades com suas virtudes e defeitos. Ele precisava manter a imagem de DEUS intacta e também porque deveríamos ser guiados por deuses que fossem sagrados, mas que fossem como nós, espelho e a imagem do homem, em um contexto geral. Daí surgiu OGUN trabalhador, valente, guerreiro, sua força e seu raciocínio se apoiariam na brutalidade, onde teria dificuldades em outros aspectos da vida; criou OXUM, deusa da sensualidade, do amor, da vaidade feminina, da complacência, da mulher intuitiva, de grande saber, entendendo também, que da vaidade nasce a inveja, do amor nasce a carência e assim por diante. Compreendemos ao depararmos com a essência de nossos sagrados deuses, que não existe nada perfeito no mundo. Os ORIXÁS são os progenitores da natureza humana e cada ser humano tem um como base de seu nascimento. De Acordo com o ORIXÁ TUTELAR, se explica porque uns tem dificuldades para uma coisa e outros não, uns sofrem mais por um motivo e outros não. Devemos entender que o papel do ORI nesse cenário é manter a razão e o equilíbrio diante de tal natureza interior. Quando o ser humano vem ao mundo, ele vem com seu ORI INDIVIDUAL, raciocínio próprio, mas esse raciocínio se limita ao contexto terrestre, logo seu ORIXÁ é inserido em seu ORI, acoplando ao mesmo a essência inicial (virtudes e imperfeições) de um ser humano que trilhará pela Terra, com rasgos característicos com seu ORIXÁ TUTELAR e logo recebe seu ODÚ, razão, propósito do nascimento, destino na Terra. E diante de sua trajetória na Terra essas virtudes e imperfeiçoes se manifestam.

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Sabemos que todos temos ORI INDIVIDUAL, que diferencia um ser humano do outro, o que devemos entender é que nossa essência base vem de nosso ORIXÁ e por este motivo se chama: ORIXÁ ALAGBATORI. IFÁ narra que não há ORIXÁ maior que nosso próprio ORIXÁ. ORI é o ser individual da cada um, porém depende de sabedoria para se evoluir e de seu ORIXÁ para guiá-lo em sua trajetória terrestre, quanto mais o ORI se desenvolve, melhor equilíbrio e razão ele encontrará dentro da essência (virtudes e defeitos) base de todos os seres humanos, fazendo as boas escolhas na vida. Quando o ORI é fraco ou debilitado, fica vulnerável a parte negativa de sua essência, é onde passa a ser dominada facilmente em estágio avançado, pelos vícios das drogas, bebida, do roubo, da maldade etc. Em outros estágios tornando-se uma pessoa frágil diante das vicissitudes da vida, não tendo força suficiente para superar seus conflitos, fracassando continuamente em todos os pontos da vida. ORIXÁ é quem fortalece esse ORI, IFÁ é quem proporciona a sabedoria para que ORI se desenvolva encontrando forças para se superar e ser um vencedor.
Lembrando que nossos ORIXÁS são os responsáveis por nos guardar neste mundo, eles são encarregados de rogar por nós aos pés de OLODUMARÉ (DEUS).
IFÁ também é composto de EGUN, que seria o espírito de tudo que existe no mundo, os ancestrais, a origem da morte, a reencarnação. EGUN sendo a própria continuidade, já que o espírito nunca morre, se mantém vivo até sua reencarnação, a descendência, o mundo paralelo aos vivos, início de tudo, pois da morte nasce à vida como a dinâmica da criação.
Sendo assim, o culto a EGUN é fundamental para todos que pertencem aos CULTOS YORUBÁS.
A matéria EGUN é extensa, em outro momento falaremos mais a fundo.
O passo do ser humano sobre a Terra, a forma masculina e feminina, seus conflitos, sua procriação, seu destino, seu nascimento, sua vida e morte, em conjunto com ORIXÁ e EGUN, aliado às crenças, a liturgia religiosa YORUBÁ, os ritos, a filosofia, o maior sistema de adivinhação existente, compõe o que chamamos de IFÁ.

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O oráculo de IFÁ.

É com a utilização do oráculo de IFÁ que o BABALAWÓ consulta e se conecta com a espiritualidade do grande profeta ORUNMILÁ e através dele alcançamos a sabedoria de IFÁ.
O Oráculo de adivinhação de IFÁ é utilizado de duas formas diferentes, uma é através dos IKINS, sendo esta mais utilizada nas consagrações, a outra é com EPKUELÉ (OPELÉ), uma corrente com oito elos de semente sagrada, onde através dele alcançamos a configuração que expressa a saída de um determinado ODÚ de IFÁ, pelo qual ORUNMILÁ estabelece sua adivinhação. Os IKINS são dezesseis sementes de dendezeiro que são utilizadas para a adivinhação.

 

Oluwó Siwajú Evandro Otura Aira Ifá Ni L’Órun