IFÁ CUBA ÁFRICA

Não podemos nem devemos ignorar a importância para IFÁ da chegada dos negros escravos oriundos da ÁFRICA que tinham os conhecimentos de IFÁ. Temos que agradecer eternamente o grande legado deixado por eles e preservados e continuados posteriormente pelos nativos.

Temos que dizer que a ESSÊNCIA DE IFÁ provém da ÁFRICA e que o CONTEÚDO, ESTRUTURA e DESENVOLVIMENTO DE IFÁ foi alcançado em CUBA.

Graças a CUBA essas TRADIÇÕES não foram perdidas e esquecidas ao ponto de constituírem hoje em dia, em pleno século XXI, uma religião fortemente arraigada em seu seio social e propagada em todo o mundo atual. CUBA integra as expressões de diversas manifestações de IFÁ unindo-as, adaptando-as às exigências do mundo em desenvolvimento, sem alterar sua liturgia e essência.

Através das interpretações dos ODÚS se estabeleceram sacrifícios e oferendas, se instituíram cerimoniais, todas de acordo com as situações diversas apresentadas nos conteúdos dos 256 ODÚS existentes, dos quais resultaram ampliadas interpretações e análises dos SACERDOTES DE IFÁ.

Com vistas a que IFÁ constituiu o que hoje em dia um SABER DE SABERES, daí vem o conceito de que o BABALAWÓ é o pai dos conhecimentos, pai dos segredos. IFÁ assimilou múltiplos conhecimentos do mundo atual, de acordo com a realidade da atualidade em desenvolvimento.

IFÁ se espalhou por todo o mundo e os seus conhecimentos são praticados em muitos países.

IFÁ deixou de ser um fenômeno religioso local, limitado e isolado para alcançar níveis universais, o qual permitiu que seja considerado PATRIMÔNIO CULTURAL e UNIVERSAL da HUMANIDADE (UNESCO).

Preservou em documentos as experiências e condições inerentes a cada ODÚ, para ser estudado e analisado com profundidade e que foram preservados em PATAKIS, histórias e acontecimentos variados de distintos ODÚS.

Ao IFÁ AFRO-CUBANO foram agregados experiências, interpretações e conhecimentos de vários sacerdotes, pessoas de vários lugares da AMÉRICA, dando lugar a um IFÁ com bases e fundamentos, isso quer dizer que IFÁ continua sua transcendental e constante evolução, sem ferir sua liturgia.

As crenças religiosas da ÁFRICA foram interpretadas, ampliadas e integradas aos padrões religiosos existentes nas AMÉRICAS, dando origem ao IFÁ AFRO-CUBANO.

Por tudo que foi abordado nesse texto, se deduz clara e eficientemente que não podemos mais voltar os olhos para a ÁFRICA, ainda que sejamos gratos profundamente por nos ter legado nossa religião.

IFÁ e sua posterior entrada em CUBA, o futuro de IFÁ, tal como tem se dado nos últimos tempos, há de continuar em uma constante evolução e é a AMÉRICA continental a quem é chamada a produzir as atualizações religiosas que IFÁ e a HUMANIDADE requerem.

Em consequência disso, acredita-se e já podemos afirmar que IFÁ AFRO-CUBANO tem o maior conteúdo, continuidade, permanência e desenvolvimento universal, assim como o desenvolvimento de IFÁ fora de CUBA chegará a superar o IFÁ que provém da Ilha, em sua constante e perene evolução, sem claro, interferir em sua LITURGIA.

Ifá Ni L’Órun