IFÁ constitui uma das tradições de matriz africana que chegaram e se enraizaram em Cuba e posteriormente se expandiu pelas Américas e pelo mundo, como resultado do tráfico de escravos provenientes de várias regiões da África (Sudoeste da atual Nigéria e do Leste do atual Benin, na África Ocidental). Várias etnias africanas constituíram a população de escravos chegados ao continente americano, implicando uma diversidade de práticas e culturas.
Apesar disso, o termo YORÙBÁ (uma das etnias presentes nas Américas), foi utilizado para identificar todas as etnias que falavam a mesma língua, apesar de que não estiveram unidas e nem centradas politicamente.
Esta manifestação religiosa atualmente se professa em vários países do mundo e nesses países a religião é conhecida por IFÁ-ORIXÁ pelo fato de que IFÁ, como sistema de adivinhação e de práticas religiosas, não está desvinculada de práticas referentes a outras deidades (Orixás,Irunmulés, etc.).
A influência dessa cultura tem sido significativa em diversas expressões (cantos, danças, mitos religiosos e costumes), abrindo canais para uma criatividade particular.
Um exemplo claro dessa criatividade é precisamente o sistema chamado IFÁ-ORIXÁ. IFÁ é um sistema de adivinhação e de práticas religiosas que recorrem a um grande corpus de textos e de fórmulas matemáticas que se baseiam na história para explicar o presente e o futuro. Em contraste com outras formas de adivinhação que recorrem a um médium, a adivinhação através de IFÁ não depende de uma pessoa que tem poderes de alteração de consciência associadas a incorporação de entidades. Ao invés disso, depende de um sistema de Odús que são interpretados por um adivinho, conhecido como sacerdote de IFÁ ou BABALAWÓ (pai dos segredos).
Tais Odús, que são objetos de interpretação pelo sacerdote de IFÁ para a realização da adivinhação, constituem o corpo literário de IFÁ.
Os Odús de IFÁ são um total de 256, os quais eles mesmos estão compostos por diversos versos chamados “Patakis de Ifá” (história que corresponde a fatos da vida e do cotidiano). O número exato desses Patakis é desconhecido, porque se reconfiguram e aumentam constantemente, segundo as experiências e investigações de suas principais figuras mundiais e seus respectivos níveis de desenvolvimento espiritual. Estima-se que atualmente existem inúmeros Patakis por cada Odú.
Cada um dos 256 Odús tem sua “firma adivinhatória” que é identificada pelo BABALAWÓ utilizando nozes de palma consagradas (ÌKÍNS), ou seja, sementes de dendezeiro, ou uma corrente de adivinhação (ÒPÈLÈ IFÁ). Os Patakis de Ifá, considerados como eixo central da adivinhação através de IFÁ, são pronunciados pelos sacerdotes através da própria interpretação dos mesmos. Eles refletem a história, a língua, as crenças, a cosmovisão dos yorubás e também as questões sociais contemporâneas. Essas questões contemporâneas vão desde possíveis problemáticas (enfermidades, conflitos, etc.) até atitudes e ações para resolver e/ou evitá-las.
Ifá Ni L’Órun