ORIXÁ dono da natureza, das ervas e da mata. Tem grandes poderes espirituais (AXÉ), é a Deidade da botânica. OSSAIN significa conhecimento a respeito da origem da vida e a continuidade desta.
Este ORIXÁ é dos MANDINGAS e saiu de seu território por motivos de guerra e alguns mais que outros prisioneiros importantes o importaram, tanto os TAKUÁS, como os MANDINGAS e outros povos, como ocorreu em CUBA posteriormente, onde trouxeram milhares de YORUBÁS que confeccionaram OSSAIN, falaram ou fizeram falar como era na ÁFRICA. OSSAIN veio ao seio da REGRA DE IFÁ-ORIXÁ quando se formou a confederação ou conjunção de todos os ORIXÁS, antes a referida confederação ao que se conhecia era de INLÉ.
INLÉ precedeu, como é dito OSSAIN, nos trabalhos que ocupa atualmente OSSAIN, sendo conhecido até então como o máximo conhecedor de EWÉS (ervas). Antes que todos os OLORIXÁS conhecessem OSSAIN, INLÉ era o DEUS da medicina e então o DEUS dos medicamentos e de todas as substâncias medicamentosas, por fim, ao chegar OSSAIN a todos esses lugares, então foi que INLÉ ocupou um segundo plano enquanto se refere a EWÉS.
OSSAIN é o espírito de todas as plantas, mas não um espírito corrente, é um espírito inconcebível na imaginação humana.
Os SUYERES (cantigas) de OSSAIN para consagrar, todos e cada um deles são conselhos, por exemplo:
A KAMAMÁ YÁ: quer dizer, “tirando as tragédias que existem no mundo causadas pelo homem”
A KAMAMÁ ENÚ: quer dizer, “tirando as tragédias causadas pela boca do homem”
A KAMAMÁ BIBO: quer dizer: “tirando as tragédias e o mal que um faz ao outro indiscriminadamente”
É através das folhas que o oxigênio é purificado e por conta disso é necessário se cantar para tirar essas maldições que ficam impregnadas nas folhas, OSSAIN tem esse remédio.
E depois se canta a ELEGBARA pedindo permissão ao portador desse axé, aquele que tem o poder de neutralizar os conflitos do cotidiano do ser humano, então se trata de estimulá-lo por meio das palavras cantadas, por exemplo:
IBA: quer dizer, “levantando-o e a sua vez pedindo-lhe permissão”
AGO: “para começar os ritos cerimoniais que se vai efetuar, sejam estes grandes ou pequenos”.
OSSAIN existe por mandado de OLÓFIN e é um dos mais importantes ORIXÁS dentro da religião, pois intervém em todas as cerimônias, seja para Consagração de ORIXÁS, Consagração de IFÁ, Iniciação em IFÁ, usar fio de contas, ou simplesmente dar ADIMUS aos ORIXÁS, em todas se utilizam ervas. Está também presente em todos os sacrifícios e oferendas.
É um dos ORIXÁS mais pacíficos. Ele se dá bem com todos, os quais necessitam de seus serviços. Ainda que o ORIXÁ que OSSAIN tenha mais harmonia seja XANGÔ, o qual recebeu uma consagração por ele, serve a todos os ORIXÁS.
OSSAIN é celibatário e dentro dos mitos que chegaram em Cuba, dizem ter perdido parte de seu corpo, tem um só pé, uma só mão, um só olho, uma orelha grande e desforme e a outra normal, por onde ouve. Também é caçador, guardião e consultor dos OSSAINISTAS (aqueles iniciados em seu Culto).
OSSAIN mora nas matas. Suas ervas são os símbolos do benéfico e curativo, pois as ervas devolvem a saúde, a virilidade e a fecundidade, assegurada por meio da espiritualidade das três ervas, a prosperidade, a riqueza e o meio de desprender-se das energias negativas.
É dono da fonte da saúde, na religião não se usa nem se resolve nada sem que antes passe pela influência positiva de OSSAIN, banhos sagrados de OMIERÓ.
Outro conhecimento que necessita são os SUYERES, os cantos de OSSAIN para consagrar cada uma das ervas que serão usadas.
Trabalha com um guardião chamado ARONI.
É OSSAIN quem consegue o AXÉ das ervas para ORUNMILÁ. Seu nome completo é OSSAIN AGUENEGUI AGUADO e KURI KURI, ainda que também seja conhecido como OSSAIN AGUCHUIYE. Grande amigo de OGUN e OXÓSSI, pela relação desses com a floresta.
Sua cor é o verde. Seu número é 7 (sete) e seus múltiplos.
Saúda-se AXÉ OSSAIN, MOWAYÉ!
Ifá Ni L’Órun