O ACORDO COM DEUS E A PREDESTINAÇÃO

No centro de teologia de IFÁ se encontra a ideia de que cada pessoa elege um destino para viver nesse mundo. De acordo com a tradição quando uma criança nasce, ele viaja pelo conduto uterino até que esqueça os detalhes de seu destino escolhido. O propósito da iniciação em IFÁ é um esforço para voltar a despertar no indivíduo a memória do acordo original feito entre o Ser Humano e a Criação.

A ideia do destino na Teologia de IFÁ está baseada neste acordo. Ele é esquecido no momento do nascimento e é mediante um processo de alinhamento pessoal com o destino que cada qual recordará o conteúdo desse acordo. Este acordo é guiado pelas forças de Olodumaré, Elá e Obatalá, outro Orixá Yorubá, ao descender o poder espiritual da criação deste Reino Invisível dos Ancestrais da Terra.

Segundo a tradição oral e a escrita de Ifá o conteúdo de cada acordo é registrado por Orunmilá a quem, por essa razão, se referem como Elerii Ikpin, o Testemunho do Destino, o Testemunho de Deus na criação. Não obstante, não se trata de uma ideia de destino fixa e inalterável. A possibilidade de rememorar o acordo com Deus é uma questão individual e vontade pessoal.

Este acordo estabelece a linha de destino dentro das fronteiras do potencial pessoal de um indivíduo. Estas linhas de destino podem ser captadas ou ignoradas, usadas ou descartadas, baseando-se nos elementos de livre arbítrio e livre escolha. Porém, uma vez que um destino em particular tenha sido abraçado, os princípios orientadores dos Odús ou Signos (presságios de Ifá) teriam um impacto claro e inalterado no desenvolvimento dessa escolha.

O destino na teologia Yorubá é uma categoria multidimensional. Desta maneira o destino é pensado como a possibilidade que tem o Ser de desenvolver-se em um contexto determinado, mediante suas escolhas pessoais e com certos aspectos imutáveis na vida.

Os elementos do destino pessoal que mudam como resultado das opções que se tem disponíveis no transcurso da vida, é conhecido como livre-arbítrio.

Uma pessoa pode ter escolhido um destino determinado, mas também pode escolher ignorá-lo. Da mesma maneira algumas escolhas pessoais podem derivar na dificuldade ou impossibilidade de realizar o destino escolhido, devido a infortúnios ou mudanças profundas na vida da pessoa.

Finalmente, existem aspectos do destino que não podem ser alterados, um exemplo desse aspecto seria o momento predeterminado da morte. Esta data dificilmente poderá ser estendida, ainda que por meio de escolhas inadequadas, poderia sim chegar prematuramente. “Em termos muito simples esse conceito sugere que cada pessoa tem um alcance potencial em certas áreas dadas que não pode ser estendido além de um certo ponto.

 

Ifá Ni L’Órun