O QUE É SE INICIAR EM IFÁ (QUAIS ESPECTATIVAS DEVO TER)

Uma orientação dos passos a seguir em sua vida, a direção e sua missão escolhida por seu ORI. Um sentido de pertencer a uma religião de onde DEUS o vai aceitar tal e como são, que lhes daria o conselho para evolucionar tanto no plano físico como espiritual, tal como faria uma mãe ou um pai, que ainda conhecendo os defeitos ou virtudes de um filho, o ama.

Essas poderiam ser as razões pelas quais as pessoas cada vez mais estão buscam a orientação em IFÁ através da iniciação. É por essa razão que podemos ver vários tipos de pessoas de várias classes sociais, intelectuais ou não, se iniciando em IFÁ.

IFÁ oferece uma resposta individual partindo da premissa que cada pessoa é um ser aparte e, por isso não tem um padrão a ser seguido por todos. Já que cada um tem um caminho a seguir muito distinto um ao outro. Isso é assim motivado a que em particular todos temos um caminho a seguir que nos difere entre nós.

Sendo cada um distinto um ao outro, é impossível que as regras e leis possam ser as mesmas. Muitas vezes buscam essa orientação sobre o próximo passo a seguir, podemos comparar com uma rodovia, na qual devemos saber até onde vamos e com que mentalidade devemos seguir para não termos contratempos. Um caminho cheio de obstáculos não é o mesmo que um caminho sem obstáculo algum. O ORIXÁ nos ajuda a caminhar na vida e esse mesmo ORIXÁ também será o intermediário ante DEUS sobre nossos feitos no mundo.

É quem vai dar contas ante DEUS por nossas obras boas ou más e quem vai interceder para que as perdas sejam menores se não soubermos ganhar.

O iniciado pode estar confundindo entre o que se espera do ORIXÁ, já que se espera fazer o que quiser sem perdas ou consequências, porém não é assim.

Não há crime sem castigo. Há os que acreditam que podem fazer o que quiserem porque pensam que o ORIXÁ lhes vai permitir uma série de coisas contra o são e o saudável. Entende-se que o ORIXÁ está ali para resolver ações malfeitas e se é assim, esta na religião de maneira equivocada. Como dizem os antigos da religião, o ORIXÁ é lento e alastrante como um elefante, o que quer dizer que lentamente vai esperando o momento para nos ensinar a respeitos de nossos erros.

Essa religião não dá exclusivamente benefícios materiais. Essa religião nos proporciona um conjunto de benefícios com os quais superamos nossas limitações nos elevando a um patamar de consciência capaz de nos fazer merecedores daquilo que nos sacrificamos.

É uma religião do mundo, já que é nesse mesmo mundo que vivemos e, portanto, temos que aprender a viver nele e dar nossa maior capacidade durante a vida.

Assim que o que espera um iniciado da religião vai depender muito do que se prometa a esse iniciado, que não necessariamente pode ser o correto.

 

Ifá Ni L’Órun