AS INVESTIGAÇÕES ATUAIS SOBRE A REGRA DE IFÁ E ORIXÁ

No transcurso de séculos é possível constatar várias vertentes nacionais e internacionais que estudam as religiões afro-cubanas e dentre esses investigadores, podemos citar como pioneiro FERNANDO ORTIZ.

A Sociedade Secreta Abakúa é a primeira religião afro-cubana da qual existe um registro histórico, é uma sociedade formada exclusivamente por homens, cujos rituais e cerimoniais são ao redor do tambor sagrado Ekue e a figura do peixe sagrado Tanze.

Reconhece-se esta associação como herdeira da Sociedade dos Homens Leopardos, da região de Calabar, no território atual da Nigéria.

A Regra de Palo Monte tem sua origem nos povos Bantú. Seu sistema de crenças é centrado na veneração aos ancestrais e no poder dos Nkises, seus deuses. O centro do culto é ao redor de Nganga, um recipiente onde se agrupam elementos de origem mineral, vegetal e animal. Além disso, com um sistema de adivinhação onde se utiliza a pólvora e diferentes graus de iniciação.

O Complexo CULTO A IFÁ E ORIXÁ é a religião afro-cubana mais ampla nacional e internacionalmente das últimas décadas, sua ascendência é YORUBÁ (atual Nigéria e Benin). Este complexo religioso está composto pela REGRA DE IFÁ E ORIXÁ, o culto aos ORIXÁS e o sacerdócio de IFÁ. A REGRA DE IFÁ E ORIXÁ conta com complexos sistemas divinatórios, veneração aos ancestrais e diferentes níveis de iniciação.

As investigações, em sentido geral, têm se concentrado no estudo da REGRA DE IFÁ e ORIXÁ. Textos dedicados a observação dos diferentes componentes de sua liturgia religiosa e do impacto social de sua prática são comuns.

Como observamos, o estudo da REGRA DE IFÁ e ORIXÁ desperta mais interesse, talvez pela controvérsia, maior visibilidade ou o próprio fato de que exista uma ampla bibliografia a respeito, além da influência na sociedade moral e cultural de Cuba. Existem hipóteses que desde o começo os cientistas da área privilegiaram o estudo das religiões YORUBÁS por as encontrar mais avançadas e complexas.

Resumindo a situação atual nos estudos sobre religiões afro-cubanas, observamos um maior interesse nas manifestações de origem YORUBÁ. Uma produção mais centrada na descrição e análise, que em teorizar a respeito do universo religioso afro-cubano. A REGRA de IFÁ e de ORIXÁ é a religião que mais tem crescido não só em Cuba e na América Latina, mas em todo mundo.

 

Ifá Ni L’Órun