INLÉ – ABATA – ORIXÁS DA CURA

INLÉ simboliza a saúde que se recebe para apartar as enfermidades. É provedor do sustento humano. É guia dos caminhantes. Vive na terra e na água.

Este ORIXÁ é muito importante para todos os lares. INLÉ é o espírito do bem, nunca fez mal a ninguém. Foi caçador, pescador e era médico. INLÉ consultava com o EKPULÉ, mesmo sem ser BABALAWÓ. É ORIXÁ consolador da família e dos lares, é o único ORIXÁ que é mais indicado a aliviar a aflição de qualquer lar.

Apesar de todas essas virtudes, INLÉ não era um caçador experiente, nem era médico e nem tampouco BABALAWÓ, no entanto, realizada todos esses feitos e tudo corria bem e para o bem de quem ele fazia, porque INLÉ teve essas virtudes de OLÓFIN (DEUS). A verdadeira atividade de INLÉ era a pesca, porque era um excelente pescador. A esposa de INLÉ se chama ABATA. ABATA era muito zelosa e também muito dedicada aos afazeres do lar e também aos trabalhos e atividades da terra.

INLÉ somente pode ser consagrado através de YEMANJÁ e leva um peixe como símbolo. Ultimamente INLÉ não podia pescar porque um dia quando INLÉ estava pescando, se apresentou a ele um peixe gigantesco e disse a ele que o espírito de INLÉ era símbolo dele na terra e quando INLÉ comesse o peixe, estaria comendo a própria carne, por isso, o peixe em nossa religião é sagrado.

Hoje em dia, quando uma pessoa se encontra muito perturbada, nervosa, se roga a cabeça dessa pessoa com um peixe pargo para refrescá-la, para ter firmeza, assento e tranquilidade espiritual.

O símbolo de ABATA é a serpente – Ela é representada como uma serpente enrolada no cajado, ou seja, na ferramenta de INLÉ. Esta ferramenta deve ser um bastão pequeno de metal com sua base com dezesseis espinhas todas incrustradas no cajado, representando os 16 Odús do Merindilogun (búzios).

INLÉ é fiscal e quando há problemas de justiça, deve-se se oferecer algo a ele para que tudo corra bem.

É considerado o “REMÉDIO” de DEUS e conhecido como médico dos ORIXÁS e dos doutores. Aprofundando-nos na REGRA DE IFÁ e ORIXÁ em CUBA e sua relação com este ORIXÁ, devemos dizer que seu ODÚ ISALAYÉ (Odú que marca o nascimento ou vinda desse ORIXÁ em questão à Terra) é OKANA SODE, para os OLORIXÁS OKANA TONTI UNLÉ (1-8).

De YEMANJÁ, INLÉ aprendeu a arte da sabedoria e da adivinhação, porém um dia INLÉ se entediou do mar e ante o dilema de que ele era o único que conhecia os segredos de YEMANJÁ e suas riquezas, e nem pensou na ideia de livrar-se dele e como não queria matá-lo, decidiu então que a única maneira que poderia deixá-lo viver e para que nunca contasse seus segredos a ninguém era lhe cortando a língua (Odú de Merindilogun 4-14 Iroso Tonti Marunla).

Por tudo antes exposto é que os filhos de INLÉ não são consagrados diretamente em leri nesse ORIXÁ, ou seja, somente podem ser consagrados com YEMANJÁ com ORO para INLÉ. Como este ORIXÁ não pode falar por seu próprio dilogun, o faz através de YEMANJÁ; logo em ITÁ IMALE de INLÉ ABATA, este ORIXÁ fala através de YEMANJÁ, sendo assim YEMANJÁ fala duas vezes, uma por ela e outra por ele.

O teor dos ODÚS de IFÁ onde deve-se receber INLÉ ABATA são:

Okana Sode (ISALAYÉ)

Okana Di (INLÉ salva OLÓFIN da Traição)

Obara Di

Otrupon Sá (Onde INLÉ salvou ORUNMILÁ)

Ofun Susu

Iroso Umbo (onde INLÉ foi consagrado em IFÁ), dentro outros.

Os ODÚS de MERINDILOGUN em que se deve receber esse ORIXÁ são:

1-8 Okana Tonti Unle (ISALAYE)

8-8 Eyounle Tonti Eyounle, princípio e fim, aqui a pessoa tem que receber todos os ORIXÁS, de acordo com seu tempo e disponibilidade.

7-7 Odi Tonti Odi

7-5 Odi Tonti Oshe

5-3 Oshe Tonti Ogunda

3-5 Ogunda Tonti Oshe

5-8 Oshe Tonti Eyounle

7-3 Odi Tonti Ogunda

Também tem que receber em caráter prévio e especial os OMO OXÓSSI, já que seus YAWÓS têm que entrar no Igbodu de Orixá com ABATA (Orixá dos Pântanos) durante a cerimônia de consagração, no joelho esquerdo, e INLÉ no joelho direito, pois OXÓSSI tem pacto com INLÉ e ABATA.

Quem pode entregar INLÉ, a princípio, todas as pessoas que o possuem, pois ninguém pode dar o que não tem, mas claro que é recomendável que se receba das mãos de uma filha ou filho de INLÉ ou de YEMANJÁ, ou que tenha INLÉ como pai.

Maferefun INLE ABATA todos os dias!

Iboru Iboya Ibosheshe!

 

Ifá Ni L’Órun