Quando se faz cerimônias a EGUN, deve-se oferecer algo a XANGÔ, caso contrário não se poderá fazer nada, porque XANGÔ, por determinação de OLÓFIN (DEUS), deve ver tudo o que será feito nesse mundo, inclusive para EGUN, por isso o pano vermelho sempre está presente nos “Parados” (limpeza com EGUN), representando XANGÔ.
XANGÔ tem o poder de OLÓFIN de saber o que o homem fala em segredo. Ele está presente na transição entre a vida e a morte, porém não é para buscar os inhames de ORIXAOKO que se chamam AULUA e sim para testemunhar os acontecimentos dali. Ele enterrou sua coroa e ao não encontrá-la deu seu ADUARA e a coroa de KEREKETE.
XANGÔ tem três mensageiros: ARAUN (o trovão), MANAMANA (o raio) e BIRI AYMEYO (a obscuridade).
XANGÔ recebe o nome de ELITIMO que significa proprietário do conhecimento e o olho brilhante.
Ele tem uma essência para que todos o conheçam:
ILE GBOGBO SANGO LOYE.
(XANGÔ faz brilhar a todas as terras).
Isso é porque o fogo e o raio são conhecidos por todos os homens.
Sempre todos os ONI XANGÔ são o “cabeça” da religião dos YORUBÁS.
XANGÔ é um grande guerreiro que age muito em cima da copa de uma árvore, ODAN, desta árvore ele salvou ODUDUWÁ com seu OXÉ, quando os inimigos o perseguiam.
XANGÔ é o dono da árvore EWÉ IRÉ, que com mais algumas ewés preparou o segredo de OZUN.
Ele foi o que preparou a cabaça de OSSAIN com uma ODUARÁ. Além do que XANGÔ conhece o remédio para curar algumas enfermidades da pele.
Ao pilão de XANGÔ se faz oferendas e sacrifícios e se enterra para consagrá-lo.
XANGÔ é simbolizado também com um Leopardo ou um Tigre que se lava com sangue de um carneiro.
O nome do mago de XANGÔ é LAKIN SOKUN e dizem que com seu alimento mata e salva.
XANGÔ se banha na terra de IBAKAN com uma cabaça grande de EPÓ (dendê) e vive sobre a Ceiba (ARAGBÁ).
XANGÔ é um segredo e para aplacá-lo, o prato onde se lhe coloca ADIMÚ (oferendas) se pinta um círculo com waji (tinta azul) e com oti, isso é para recorda-lhe quando sua irmã DADÁ BAÑANI o criou desde menino, pois ela preparava tinturas azuis de raízes de árvores.
A casa de XANGÔ foi abençoada por OSSAIN e ORIXAOKO.
O YUNKE (bigorna) de madeira que leva a Orixá ÓBA NANI, ele confeccionou e deu de presente a ela, quando se casaram. Dizem os YORUBÁS que ele fez o YUNKE no mesmo dia que fez o OXÉ.
XANGÔ aprecia muito o inhame, ou seja, semente de inhame com muito EPÓ (dendê).
Ele vive ou governa às quartas-feiras, porém também aos domingos.
XANGÔ em EJILA XEBORÁ (12) proíbe o fumo, pois nesse ODÚ de MERINDILOGUN, cozinhou todos os inhames com o ar que lhe saía pelo nariz. XANGÔ pela noite se esconde, pois, gosta muito da claridade do dia.
Para XANGÔ não há caminho errado, ele tem uma sentença que diz:
SANGÓ NI ENA GBA DADAGUI LAZA
(XANGÔ vai por todas as partes e caminhos abertos).
XANGÔ também é chamado OGANGO e se lhe coloca penas de avestruz.
Ele aprecia muito os figos, tanto frescos como secos.
Em seu OSSAIN sempre se leva folhas de ODAN (figo).
XANGÔ foi o primeiro a ir à mata para fazer os INXÉ OSSAIN, ele cortava com o ODUARA. Por isso, os IQUI do INXÉ OSSAIN de XANGÔ se queimam as pontas.
O ODUARA de XANGÔ não vai à cabeça do YAWÓ porque diziam as velhas YORUBÁS em um de seus PATAKIS que:
SANGÓ ARUKUTU MASÉ ESUKÉ.
(XANGÔ leva uma pedra sem fogo sobre a cabeça).
A XANGÔ se dispõe uma pedra de antimônio, pois dizem que seus olhos são desse mineral.
Ele é descendente de OKUKESE e dizem que aprendeu a usar turbante quando andava pelas copas das árvores.
A primeira mulher de XANGÔ, antes de OYÁ, foi SANDA do povo MINAPOPO.
A XANGÔ em EJILA XEBORÁ (12), se coloca um eleke (fio de contas) branco e vermelho com quatro búzios e quatro cristais azuis.
KABIOSILE é uma palavra de origem YORUBÁ e sua escrita provém de KABIYESÌ ILÉ que significa “Viva sua majestade nessa casa”. KABIOSILE é uma saudação respeitosa para XANGÔ, o ORIXÁ guerreiro dos trovões e dos relâmpagos e dono de todos os tambores ILÚ BATAS.
Quando XANGÔ é invocado ele se manifesta e pode ser saudado de distintas formas:
“KABIYESI XANGÔ”
“KAWÓ XANGÔ”
“KABIOSILE XANGÔ”.
Estas formas de saudá-lo significam alteza, majestade, salve o rei. São formas de manifestar sua hierarquia.
Os filhos de XANGÔ sempre devem dar moforibalé (fazer reverências), batendo a cabeça no chão de frente e com a barriga para baixo, com as mãos juntas ao corpo.
Maferefun XANGÔ todos os dias!
KAWÓ KABIOSILÉ!
Iboru Iboya Ibosheshe!
Ifá Ni L’Órun