Um dos ORIXÁS mais conhecidos dentro de nossa religião é OXÓSSI.
OXÓSSI veio com outros ORIXÁS para a Terra e é considerado um ORIXÁ muito poderoso. É um ORIXÁ tão forte quanto OGUN, embora existam diferenças. Na nossa Tradição OXÓSSI pode tanto viver dentro de casa, quanto fora e isso não causa nenhum tipo de problema.
Segundo os maiores da religião, OGUN e OXÓSSI têm uma forma muito similar de serem adorados. Um Pataki do ODÚ IFÁ OGUNDA MASÁ, explica como OGUN foi se consultar com ORUNMILÁ quando estava tendo problemas para caçar. Quando ele via um animal, começava a abrir caminho com seu facão para chegar até onde este estava, mas quando chegava, o animal havia fugido.
ORUNMILÁ então recomendou que ele realizasse algumas oferendas e sacrifícios e assim ele fez. O destino dessas oferendas era a árvore mais alta da mata.
Por outro lado, também OXÓSSI foi procurar ORUNMILÁ para se consultar com IFÁ. OXÓSSI passava por uma situação similar a de OGUN, mas no caso dele, via a presa, ele atirava uma flecha e ainda assim a mata fechada o impedia de atingir a caça.
ORUNMILÁ também o recomendou fazer oferendas e sacrifícios e o destino dessas oferendas também foi a árvore mais alta da mata.
Tanto OGUN quanto OXÓSSI foram colocar suas respectivas oferendas e se encontraram debaixo da tal árvore. Quando conversaram sobre os problemas pelos quais ambos foram procurar ORUNMILÁ, e então fizeram um pacto no qual OXÓSSI se encarregaria de caçar e OGUN em abrir o caminho para chegar até a presa. Desta forma os dois juraram permanecer unidos para sempre e compartir o fruto de seus ganhos.
OXÓSSI é um ORIXÁ guerreiro e sempre guerreou em todos os lugares. No entanto, ele não gosta de barulho, vozes altas, palavras que incitem a guerra diante dele. OXÓSSI é muito poderoso e não cumprir com essas determinações pode acarretar alguns problemas à casa onde ele está sendo venerado. Não se pode ficar movendo OXÓSSI de um lado ao outro. Por essa razão é que OXÓSSI deve estar em um só lugar para que nos escute bem. São inúmeros ODÚS que falam sobre OXÓSSI, por ser um ORIXÁ muito popular dentro da Escritura de IFÁ, mas o que mais se destaca é OSHE POLOKANA porque foi o ODÚ que ele escolheu para baixar à Terra.
Quando dizemos que OXÓSSI é caçador, não devemos enfocar só no sentido de animais. OXÓSSI nos provém os alimentos, mas também é quem nos caça o bem-estar e a prosperidade, pois ele é filho do IRÉ (sorte) e quando nenhum outro ORIXÁ pode fazer parir o IRÉ, ele o fez, e IRÉ que é a abundância, chegou à Terra.
OXÓSSI é muito valente e poderoso e ele não gosta de ser provocado e incomodado. Tudo o que ele faz ele cumpre. Quando estamos bem com ele, tudo se torna próspero.
Ele é o espírito que caça, o espírito dos caçadores divinos, dos rastreadores divinos.
ORIXÁ de caráter guerreiro, OXÓSSI é o espírito que caça.
ODÉ é o Espírito do caçador, o Espírito do rastreador, qualidade masculina, energia masculina e representação masculina de OXÓSSI.
OTÍM é o Espírito da caçadora, o Espírito da rastreadora, qualidade feminina, energia feminina e representação feminina de OXÓSSI.
ODÉ e OTIM são respectivamente o Espírito do caçador e o Espírito da caçadora, o Espírito do rastreador e o Espírito da rastreadora. Manifestam-se de maneira cooperativa e complementadora e, por isso são considerados entidades unidas por uma relação de irmãos ou como entidades unidas por uma relação de amor e acoplamento.
OXÓSSI é ORIXÁ regente da caça e patrono dos caçadores, em razão de sua habilidade exclusiva na caça, classicamente lhe é atribuído ferramentas ou instrumentos básicos de trabalho, o arco e as flechas, a lança e a zarabatana.
OXÓSSI também rege aspectos relacionados as uniões amorosas. Ele é o espírito da margem do rio, é o mago da mata.
Seu dia é a terça-feira.
OXÓSSI rege também aspectos relacionados com as forças repressivas dos organismos judiciais, estabelecidos institucionalmente e de entidades sociais de funções similares.
Assim rege evoluções relacionadas com as forças policiais e com os cárceres. OXÓSSI é o espírito da trilha que guia e conduz OGUN.
Ele é um dos membros da trilogia dos ORIXÁS Guerreiros, junto a ELEGBARA e a OGUN, trilogia que constitui a consagração IJÁGUN ORIXÁ (ORIXÁ Guerreiro), primeiro nível consagratório com as energias de ORIXÁ na Terra de IFÁ.
Maferefun OXÓSSI todos os dias!
ODÉ MATA!
Ifá Ni L’Órun