Eniiyi Omi Ofe Ada
Eulogio Rodriguez Gaitan – Tata Gaitán – Ogunda Fún
Apariboyá – “A pessoa calva que ajuda a IFÁ”
Foi o primeiro BABALAWÓ consagrado em CUBA. Afilhado famoso de REMIGIO HERRERA (ADESINA).
O primeiro BABALAWÓ a consagrar OLOKUN de IFÁ (no ocidente) para outros BABALAWÓS nos anos de 1900.
Legendário BABALAWÓ, TATA NKISI e membro da Sociedade ABAKUÁ.
Foi o único BABALAWÓ a receber o título de OBÁ em CUBA.
EULOGIO RODRIGUEZ GAITÁN tinha OXÓSSI consagrado pela REGRA DE OSHA-IFÁ. Foi o último que dançou com as máscaras de OLOKUN que as tinha sobre o seu cuidado as mantendo em seu ILÉ (casa).
TATA GAITAN, que foi primeiramente consagrado em PALO MONTE, depois o consagraram em seu OSHA ALAGBATORI OXÓSSI e depois disso ele fez IFÁ se tornando BABALAWÓ. Isso fez com que fosse conferido a ele o Título de ASHEDÁ e foi o único a que foi concedido essa distinção.
Seu OJUGBONA de IFÁ foi LUGERY OYEKUN MEJI.
OMI OFE ADA
O OJUGBONA de TATA GAITÁN foi LUGERY OYEKUN MEJI Babalawó que veio da NIGÉRIA para CUBA e logo depois tentou voltar a sua terra e morreu no percurso.
OLOKUN tem origem em CUBA em REGLA com ÑA INÉS GARCIA, conhecida como YENYÉ T’OLOKUN (avó de TATA GAITAN), que era sacerdotisa de OLOKUN na ÁFRICA. ÑA INÉS GARCÍA vivia na “Calle Moraiz” e acredita-se que ela trouxe OLOKUN até REGLA.
TATA GAITÁN mantinha uma relação religiosa estreita com DOÑA FERMINA GÓMEZ OSHA BI que foi consagrada YEMANJÁ pela YALORIXÁ MA MONSERRATE GONZÁLEZ OBATERO, quem trouxe OLOKUN da NIGÉRIA para CUBA e também o entregou a ela.
DOÑA FERMINA era tão proeminente dentro da religião que a cada ano fazia tambores em honra a OLOKUN. Estes tambores, cujos nomes são OYINARA, ADOMULOKE, IRGADA e IGBAGBARA, também eram conhecidos como EGBADÓ e um dos mais proeminentes BABALAWÓS que houve na história de IFÁ, dançava esses tambores a OLOKUN na casa de DOÑA FERMINA GÓMEZ. DON EULOGIO RODRÍGUEZ GAITÁN, conhecido por todos os religiosos afro-cubanos como TATA GAITÁN OGUNDA FUN, era quem os dançava.
TATA GAITÁN dançava o baile de OLOKUN e nunca o que muitos dizem ser AGANA ERÍ ou YEMANJÁ MAYELEWÓ ou ainda IBU AGANA. TATA GAITÁN dançava OLOKUN na casa de DOÑA FERMINA, isso é indiscutível historicamente falando.
TATA GAITÁN era famoso por seus conhecimentos de OLOKUN e foi a última pessoa que dançou com as “máscaras” de OLOKUN.
Foi ele o primeiro BABALAWÓ que consagrou OLOKUN a outros BABALAWÓS no início do século XX e além de OLOKUN, TATA GAITÁN foi o primeiro BABALAWÓ a entregar e consagrar ODUDUWÁ no ocidente.
En el año 1902 y por problemas de salud de Adeshina, Tata Gaitán asume la responsabilidad de la Letra del Año apoyado por los Babalawos que con anterioridad mencionamos y participando igualmente: Secundino Crucet Osaloforbeyo, Bernabé Menocal, Baba Ejiogbe, Quintín Lecón García Oturaniko, José Asunción Villalonga Ogundamasa, entre otros.
Além disso, quando em 1902 por problemas de saúde de ADESINA, TATA GAITÁN assume a responsabilidade da “LETRA DO ANO” de IFÁ, apoiado por outros BABALAWÓS de prestígio como SECUNDIO CRUCET OSALO FOBEYÓ, BERNABÉ MENOCAL, BABA EJIOGBE, QUINTÍN LECÓN GARCÍA OTURA NIKO, JOSÉ ASUNCIÓN VILLALONGA OGUNDA MASÁ, entre outros.
TATA GAITÁN faleceu em CUBA em 1945.
Ifá Ni L’Órun