Quem é Osun ou Ozun?
Osun ou Ozun é um Osha do grupo dos Orishás Oddés. comumente chamados de Os Guerreiros junto com Elegguá, Oggún e Oshosi. É um dos primeiros Orishás e Oshas que qualquer um pode receber. Osun é um Orishá que somente os Awós ni Orunmilá podem consagrar e só esses tem o poder para entregá-lo. Osun representa o espírito ancestral que se relaciona com o indivíduo genealogicamente e que o guia e o adverte. É o vigia, o guardião, a vigilância. Osun junto com Elegguá, Oggún e Oshósi simboliza os ancestrais de um indivíduo específico.
Como não vai à cabeça e nesse caso se faz Obbatalá, não tem caminhos. Osun tem uma relação muito especial com Orunmilá. Orunmilá se apoia em Osun, sendo este seu bastão para obter os poderes da adivinhação e o conhecimento real e transcendente. Este Orishá não se assenta.
Osun representa a verticalidade do ser humano sobre a terra. Por nenhum motivo deve-se tombá-lo ou deitá-lo, enquanto a pessoa esteja viva, entretanto se a pessoa morrer, Osun deve ser deitado ou tombado e deve-se colocá-lo juntamente com o seu dono. Quando Osun cambalear ou cair ao solo é porque seu dono pode estar correndo perigo de vida, pode cair doente ou ainda estar sofrendo ações de bruxarias. Osun é o mensageiro de Obbatalá e Olófin.
Se saúda: Maferefún Osun!
Está representado por uma copa de metal prateada que na parte superior tem a figura de um galinho e que em seu interior leva uma carga secreta. Sua base é sólida para manter-lo parado e em pé. Não possui atributos e não leva mão de caracóis (búzios) nem colares.