Oduduwá: Progenitor do povo Yorubá
Talvez o esclarecimento nos leve a essência de tudo. Nossa religião é complexa e essa complexidade faz com que seja tão linda como é. Já que entendemos que a vida, a criação divina, é que algo ainda não alcançamos os reais objetivos de Olófin(DEUS) levando em consideração que a complexidade de nosso culto, nada mais é do que reflexo da existência humana, uma religião perfeita em sua plenitude, rica em saber, não poderia ser simples, mas sim real como a vida.
Diante desses fatores entendemos que Oduduwá, sendo este guardião do espírito do homem, do segredo da caminhada do homem sobre a terra, a maior divindade existente no mundo, vindo este como a representação do próprio Deus na terra…
Oduduwá é o maior orixá do contexto Yorubá, Rei dos Yorubás, berço do mesmo. Oduduwá representa o espírito do homem, o fim de todas as coisas, e o início de tudo, somos descendentes reais deste sagrado Deus.
É de vital importância que os seres humanos tenham Oduduwá para estar firmes nesse mundo, já que Oduduwá afirma todos os seres humanos na terra, é quem da o sopro da vida. Quando uma pessoa recebe Oduduwá, recebe com este o poder da vida, o resgate de sua espiritualidade, a defesa contra a morte prematura, por este motivo vários sacerdotes o buscam por problemas de saúde, de carma, destino, a fortaleza deste grande e sagrado orixá para alcançar uma vida próspera com saúde e estável nesse mundo..
Durante os dias 14, 15, 16 de dezembro no Ilé IFá Ni L’Órun mais dezenove pessoas tiveram a oportunidade, honra e a sorte de se iniciar no culto a Oduduwá pela as mãos do então Babalawó Evandro Otura Airá, Obara kasika, Ogunda dio e Okana Oturale esses foram:
Sebastião da Silva Omo Obatalá, Awó Ni Orunmilá Okana Fun.
Jaqueline Costa Omo Oyá, Yalorixá do Ashé Aleketu, Apetebi Ni Orunmilá Otura Roso.
Ana Claudia Omo Onira, Yalorixa Ashé Djedje Mahin, Apetebi Ni Orunmilá Ogunda Kuaneye
Maria Elídia Omo Yemanjá Nação Efon, Apetebi Ni Orunmilá Ogbe Fun.
Raquel Omo Oshun, Nação Alaketu, Apetebi Ni Orunmilá Okana Iwori.
Rita de Cassia Omo Oshun, Apetebi Ogbe Wenê.
Renata Omo Oshun, Apetebi Ni Orunmilá Osá Lofobeyo.
Ingrid Guimarães, Omo Oyá, Apetebi Ni Orunmilá Iroso Batrupon.
Cátia Duarte, Omo Nanã, Apetebi Ni Orunmilá Odi Batrupon.
Terezinha Archanjo Casola, Omo Obaluayé, Apetebi Ni Orunmilá Osá Uré.
Daniele Picanço, Omo Obá, Apetebi Ni Orunmilá Ika Rete.
Robson, Babalorixá Omo Tempo, Nação Angola, Obá Eni Oriaté, Awó Fakan Oshé Sá.
Miguel Casola, Omo Inlé Obá Eni Oriaté, Awó Fakan Ogunda Oturá.
Ruy Nogueira Omo Aganjú, Awó Fakan Odi Batrupon.
Adilson Omo Obatalá, Awó Fakan Ogunda Ko.
Claudio, Omo Ogun, Awó Fakan Osá Ka.
João, Omo Eleguá Awó Fakan Iwori Oshe.
Pedro, Omo Obatalá, Awó Fakan Oshe Di.
Pietro, Omo Eleguá Awó Fakan Iroso Oturá.
Além dos Babalawós plantados, outros quinze Babalawós participaram de todos os rituais de iniciação a Oduduwá..Iboru Iboya Ibosheshe
Oluwo Siwaju Evandro Otura Airá Ifá Ni L’Órun