ODUDUWÁ
Oduduwá é a representação dos Eguns (mortos) e, portanto também o dono de todos seus segredos. Oduduwá reina na solidão, sua postura durante a vida lhe deu fama como primeiro ditador desse planeta.
Conta-se que foi um jovem e foi abandonado. Olófin o encontrou e o nomeou rei entre os mortos, tem um capataz chamado Órun, que conhece o acesso a terra deles. Crê-se que com sua esposa Oduaremu, são os criadores de Obatalá.
Oduduwá significa: “Senhor Dono do Castelo”. Sua tradução é “Anos cansados”. É o primeiro rei da atmosfera e da fortuna. Vive nas escuridões profundas da noite e possuí um só olho que é fosforescente. É uma massa espiritual de enormes poderes que não tem forma nem figura fixa. Vale-se de espíritos vassalos para manifestar-se e foi o primeiro Obá (Rei) sobre a Terra.
A coroa de Oduduwá repousa no templo de Oshalufón e se coroa na casa de Obatalá e é por isso que Oduduwá tem o seu segredo no reino de Obatalá. Este vínculo entre ambos os santos gera uma confusão na identificação entre eles. Oduduwá é Meji (gêmeos). Um é Odu (Olófin) e o outro é Oduwá (Oduduwá). Odu governa o céu e Oduwá a terra. O nascimento de Oduduwá conhece-se no Odú Odi Iká e se chama Odi Ká Orisayé Oduduwá Akuesi, o que significa a “A guabina” (peixe sagrado). Os ritos a Oduduwá são muito frequentes entre os Yorubás.
Existe uma história que fala sobre “O poder do mundo” onde se certifica a importância que tem ao receber Órun e Oduduwá. São necessárias estas divindades já que o interessado chega desvalido e estas entidades o representaram, Órun como padrinho espiritual e Oduduwá como Oyubona espiritual. Em outra história se fala do “Reino de Oduduwá”. As palavras ditas por Olófin:
“Posto que Eu não sou para ser adorado por Iyaloshas nem Iworós (Santeros e Santeras), permito que por mim, na Terra, adorem a Oduduwá que é o Orishá maior para todos os Oloshas (Santeros), como assim é o Igbá Odú (a representação de Deus) para todos os Babalawós.
Esta divindade por ser uma divindade criadora, é um santo que quando fala é determinante, é uma sentença, quer dizer, por exemplo, em um Itá de Orishás permite-se corrigir faltas das pessoas, mas no Odú dado por Oduduwá não há essa possibilidade, já que a palavra de Oduduwá é Lei. Isso ocorre porque este santo quer evitar que cometamos os mesmos erros que vínhamos cometendo. Quando nos dá um Odú de orientação, nos recomenda a fazer as melhores coisas do signo, pois somos humanos e temos o livre arbítrio, nos permitimos a errar, cometer faltas. No entanto os santos nos perdoam uma e outra vez, enquanto que Oduduwá não nos perdoa, porque senão escolhermos o lado positivo da orientação dada por ele, nós tropeçaremos nos Osogbos (negativos) do Odú marcado, já que somos donos de nosso destino.
Oduduwá cortou a língua com uma faca para poder alimentar seu irmão Orunmilá e seus filhos. É por isso que Oduduwá não fala por Merindilogun, somente por Ifá, porém todos devem recebê-lo. Este santo vive no alto coberto com um pano fino. Seu dia é quinta-feira e por respeito a ele se recomenda vestir-se de branco e não ter relações íntimas nesse dia. O Odú Ogbe Sá certifica que nenhum de seus filhos deve comer sua comida principal, o carneiro. Para este santo se sacrificam todos os tipos de animais. Ao recebê-lo, a pessoa adquire evolução e estabilidade. Todos esses relatos nos cerificam o poder, a hierarquia e a importância desta divindade para cada ser humano de qualquer idade.
Oluwo Siwaju Evandro Otura Airá Omo Oni Shangó