IGBO WERE era a mãe de OSSAIN e queria muito que seu filho fosse OBÁ (rei).
Ela então foi procurar ORUNMILÁ e este lhe fez uma consulta com IFÁ e disse a ela que para conseguir o que ela queria, teria de fazer algumas oferendas e sacrifícios. Porém essa nunca quis fazer nada e em pouco tempo OTOKU (faleceu).
OSSAIN, seu filho, chegou a ser OBÁ de ENIGBÉ. Quando IGBO WERE tinha falecido, seu filho OSSAIN era muito jovem. Passaram assim muitos anos até que um dia um homem foi a ENIGBE buscando raízes para se curar e fazer um INSHÉ (tipo de amuleto) e viu muito EWÉ OKUMA amarela e quando começou a escavar para pegar as raízes, encontrou os restos mortais de IGBO WERE e ouviu cantar:
“YA OFIOKO AJUN AMI LORI”
O homem ao ouvir IGBO WERE cantar, se assustou e saiu correndo e foi ver OSSAIN, que era o OBÁ deste lugar e contou tudo a ele. OSSAIN não acreditou e mandou que OGUN fosse ver se era verdade. Quando eles chegaram, IGBO WERE não disse nada e OGUN matou o homem por achar que este mentia. Logo em seguida IGBO WERE começou a falar com OGUN e este foi correndo contar a OSSAIN.
OSSAIN oi buscar a OGBONI e foi com este onde tudo estava acontecendo e pelo caminho encontraram-se com ORUNMILÁ, que foi com eles e quando chegaram, IGBO WERE estava falando.
ORUNMILÁ então fez uma consulta com IFÁ e disse a OSSAIN:
“Esse AGBARI é o de tua mãe IGBO WERE, que OTOKU (faleceu) e não pode ver o que tu alcançaste na vida”.
Desta maneira IGBO WERE pode ver como seu filho havia alcançado tudo o que ela desejava para ele.
Maferefun OSSAIN
Maferefun ORUNMILÁ
NOTA: IGBO WERE é a mãe de OSSAIN, o espírito da NATUREZA que dá força a todos os EWÉ (ervas e folhas) e IGUI do mundo e suas virtudes.
Ifá Ni L’Órun