Na terra OBAYOKOYÉ vivia ÓBA quem estava muito pobre, triste e decepcionada de ver sua terra sem prosperar por causa das pessoas que viviam ali que não gostavam de trabalhar e viviam do que ela buscava.
Isto acontecia com ÓBA por conta de uma maldição de SHANGÓ, pois ela com seu poder, acreditava ser muito forte e ele a havia feito passar uma vergonha, depois ela foi viver nessa terra que ela mesmo tinha colocado o nome. Era uma terra fraca, que quase não produzia e que não era reconhecida.
Quando ÓBA chegou ali cantou:
“OBAYOKOYÉ LODEÓ MAMAWÓ IBA SOREÓ”
E as pessoas começaram a sair, as quais estavam fracas e más de saúde, mas a sua maneira viviam bem. ÓBA lhes disse: “Eu vou ajudá-los para que vivam melhor” E eles responderam: “Nós estamos felizes assim”. ÓBA começou a lutar junto com todos, mas o progresso não vinha para OBAYOKOYÉ.
Um dia parou ÓBA na beira de um rio e começou a rezar e pedir a OLÓFIN que lhe ajudasse, depois se pôs a caminhar e chegou à terra OBAAYÉ, onde vivia SHANGÓ junto com ELEGUÁ. SHANGÓ quando a viu, se escondeu e disse a ELEGUÁ:
“Veja, ali está ÓBA. Vá com ela para que possa ajudá-la que eu vou chegar antes de vocês e vou falar com o povo da terra OBAYOKOYÉ e se não me derem importância, vou entregar tudo a OGUN. E assim o fez. Todo mundo começou a trabalhar e a produzir antes que chegasse ali ÓBA e ELEGUÁ.
Quando ÓBA e ELEGUÁ chegaram, ao ver o que havia acontecido, ela ficou muito feliz e disse a ELEGUÁ: “Parece que OLÓFIN me ouviu”. ELEGUÁ lhe respondeu cantando:
“OBANILÉ ONIRÉ SHANGÓ OBANILÉ BABÁ GUAYÉ SHANGÓ”
ÓBA começou a chorar de emoção pelo que SHANGÓ havia feito. Então ELEGUÁ lhe disse:
“Veja o que deixou SHANGÓ!”
ÓBA olhou e viu seis OTÁS (pedras) e ELEGUÁ disse:
“Você tem sempre que atendê-lo e dar-lhes graças e oferendas”.
Depois disso ELEGUÁ se apaixonou por ÓBA e tiveram um filho, ao que puseram o nome daquela terra, ou seja, OBAYOKOYÉ.
Este filho foi crescendo, mas tampouco lhe gostava trabalhar e ÓBA sempre estava se queixando com ELEGUÁ. Até que um dia se incomodou, pegou OBAYOKOYÉ e o pôs para fora de casa. Um dia SHANGÓ passou por ali e se encontrou como OMO OBAYOKOYÉ e este lhe disse:
“Veja como estou SHANGÓ” e este lhe respondeu:
“Isso está acontecendo por tua desobediência e é assim que tu viverás o teu destino”.
To Iban Eshú
Ifá Ni L’Órun