Neste caminho havia um rei o qual tinha muitos inimigos. Este rei era OLÓFIN. Os inimigos estavam conspirando contra ele para destruí-lo.
INLÉ era o filho do rei e este estava acostumado a ir caçar e internar-se na floresta onde se perdia durante muitos dias e não se sabia nada dele. Os inimigos do rei andavam buscando-o para matá-lo.
Nesse dia, INLÉ se encontrava pescando e pegou um peixe de ORO (EYA ORUN) e este tinha grandes segredos. INLÉ depois de encontrar o peixe, decidiu dirigir-se de novo à sua casa e quando estava de regresso, pelo caminho se encontrou com seus inimigos.
INLÉ ao vê-los, por suas grandes faculdades meio primitivas, leu o pensamento deles e lhes disse que eles vinham para matá-lo para poder pegar o segredo do EYA ORUN e que além disso eles queriam derrotar e matar seu pai (OLÓFIN).
Os inimigos ao ouvirem o que INLÉ dizia, ao se verem descobertos, se assustaram e desistiram de levar a cabo seus planos.
INLÉ ao ver-se livre, rapidamente foi e contou a OLÓFIN o que seus inimigos estavam planejando para derrotá-los. OLÓFIN em seguida se assegurou para evitar a derrubada.
E assim foi como INLÉ pode salvar seu pai da traição de seus inimigos.
Maferefun INLÉ ABATA todos os dias
Ifá Ni L’Órun