SHANGÓ era aquele jovem que ninguém o queria. Quando cresceu, SHANGÓ descobriu um método de adivinhação que revolucionaria tudo. Esse método ou ferramenta era o EPKUELÉ (OPELÉ), que é a corrente de adivinhação de IFÁ. SHANGÓ se encontrou com um homem chamado ORUNMILÁ. Este homem lhe disse:
– O que fazes com esse oráculo?
SHANGÓ lhe disse:
– É o Oráculo de Ifá, esse Oráculo será o maior do mundo.
ORUNMILÁ continuou a perguntar a SHANGÓ:
– Tu sabes quem tu és?
ORUNMILÁ continuou dizendo:
– Tu és um descendente direto de OLÓFIN. Tu tens o caminho do trono, o caminho dos reis. Os Reis não nascem, os Reis se coroam. ORUNMILÁ então lhe disse:
– Ficar sentado adivinhando, não é o teu destino, pois tu nasceste para dominar o Mundo. Eu vou mudar esse método de adivinhação que tu usas, o OPELÉ, e tu vais dizer que isso é meu e em troca eu vou te guiar pelo caminho que deves seguir para chegar a se converter em um Rei”.
SHANGÓ aceitou e trocou seu OPELÉ. SHANGÓ explicou a ele como trabalhar com o OPELÉ DE IFÁ.
ORUNMILÁ disse a SHANGÓ que fizesse sacrifícios e que realizasse a Cerimônia de ORI. “Tu vais andar por este caminho e vais encontrar com um homem que se chama ÒGUE, que é o MÁGICO ou XAMAN”.
SHANGÓ seguiu as instruções de ORUNMILÁ e se encontrou com ÒGUE no caminho. Quando SHANGÓ se apresenta a ÒGUE, disse a ele que quem o enviou foi um homem da cidade de IFÉ, que se chama ORUNMILÁ. ÒGUE disse que o estava esperando, isso porque ÒGUE era mágico e sabia. ÒGUE pergunta a SHANGÓ:
– Tu queres ser Rei? SHANGÓ respondeu que sim. ÒGUE disse:
– “O primeiro segredo que te vou ensinar é o de cuspir fogo pela boca”.
Uma coisa que devemos deixar claro é que SHANGÓ não é o Dono do Raio, nem é Dono do Fogo ou da Chama. O verdadeiro Dono do Raio é o ORISHÁ “YÀKÚTA”, (pronunciado como YAKUTA). A verdadeira Dona das Chamas é OYÁ.
ÒGUE disse à SHANGÓ que fosse a uma aldeia específica para provar os poderes que lhe havia ensinado. SHANGÓ foi a esse lugar e apresentou o que aprendeu, o cuspir fogo, como uma diversão para entretenimento do povo.
SHANGÓ passa a cuspir fogo aqui e ali. As pessoas começaram a comentar:
– “Este homem, SHANGÓ, é muito Poderoso, hão de fazê-lo Rei”.
SHANGÓ também trazia consigo um Tambor. Um dia ele se pôs a tocar o Tambor, a cuspir fogo e a cantar. Isto fez com que as pessoas se reunissem ao redor dele. Um homem comentou ao Rei desse povoado que havia alguém novo na cidade que tocava o Tambor, cuspia fogo, cantava e mantinha as pessoas felizes. O Rei disse que ia averiguar quem era esse homem. Quando chegou o Rei onde estava SHANGÓ, as pessoas ao redor dele estavam dançando ao ritmo do Tambor. Então alguém por acidente tropeçou e topou como Rei e isto fez com que a coroa voasse no ar, e por questão de mágica, a coroa do Rei caísse na cabeça de SHANGÓ.
O Rei ficou espantado e disse:
– Eu, por isso, aceito minha derrota e transfiro o poder do meu reinado a SHANGÓ. SHANGÓ como conhecia a eficácia dos poderes do mágico ÒGUE, disse aos seus novos súditos que fossem buscá-lo. SHANGÓ trouxe ÒGUE a seu castelo e o encarcerou e lhe disse:
“Agora tu vais ser meu servente”. Por isso se diz na Tradição Afro-Cubana de OSHA e IFÁ, que não há ÒGUE sem SHANGÓ e não há SHANGÓ sem ÒGUE. ÓGUE é o servente e escravo de SHANGÓ, que está aos seus serviços. ÒGUE disse a SHANGÓ:
– “Vamos fazer um pacto, um trato. Tu vais me tratar muito bem. Tu vais me tratar melhor do que você trata os seus discípulos”. SHANGÓ disse:
– “Sim. Eu venho de um lugar humilde. Eu sei o que é ser humilde. Eu vou te tratar melhor que um Rei”. ÒGUE disse à SHANGÓ que em troca disso, ele iria ser o degustador de SHANGÓ, cada coisa que trouxessem de oferenda para comer, ele, ÒGUE, iria provar primeiro. ÒGUE lhe disse:
– “O Rei que tu destronaste não está conforme. Ele quer destroná-lo de qualquer maneira e até pode tentar te envenenar”. O Rei destronado disse para si mesmo, a este SHANGÓ só poderei tirá-lo do trono com o uso da força e o uso de homens armados. O Rei destronado reuniu um exército de homens pagos. O Mágico ÓGUE disse a SHANGÓ:
– “Você sabia que o ex Rei está planejando derrotá-lo?”
SHANGÓ disse que não sabia. ÒGUE disse, você deve queimar galhos de abricó e outras coisas que vou lhe dizer, na entrada do castelo. SHANGÓ pergunta a ele para que é isso e ÒGUE diz a ele que tivesse confiança e fizesse o que ele estava dizendo.
SHANGÓ seguiu o conselho de ÒGUE e enviou seus soldados para conseguir o necessário para queimar. Ao chegar o exército do ex Rei em frente ao castelo, começaram a ver espíritos, isso era o efeito mágico do que indicou ÒGUE que fizessem.
Os soldados mercenários disseram entre si:
– “Este SHANGÓ é muito poderoso, melhor cairmos fora daqui”.
Dali em diante SHANGÓ foi nomeado REI DOS REIS, porque NINGUÉM, NINGUÉM PODE DERROTÁ-LO!
SHANGÓ É O REI DA ÁFRICA, REI DE OYÓ, REI DE CUBA, REI DO MUNDO.
KAWÓ KABIOSILÉ ALUFINA BABA MI SHANGÓ!
MAFEREFUN SHANGÓ TODOS OS DIAS!
To Eban Eshu
Ifá Ni L’Órun