CERIMÔNIA DE ELEKES (COMO ENTREGAR OS FIOS DE CONTA)

img-1290

Entrega-se só os 5 (cinco) principais ELEKES (fios de conta), a menos que quem o entregue seja filho de um ORISHÁ distinto a esses 5 (cinco) ORISHÁS. Faz-se OMIERÓ (preparado de ervas) de OBATALÁ.

A pessoa deve ir tomar banho e lavar a cabeça com sabão da costa e ervas desse OMIERÓ de OBATALÁ e tudo isso se faz MOJUBANDO (rezando) e dando conhecimento do que está sendo feito.

Uma vez terminado, coloca-se a pessoa de costas, a OJUGBONA apresenta a tigela com os ELEKES, de igual maneira, MOJUBANDO e dando conhecimento que se está fazendo um rompimento para livrar a pessoa dos OSOGBOS (negatividades).

Vá-se rasgando a roupa, rompendo com as mãos. Assim que isto estiver completo e a pessoa estiver desnuda, se dá a pessoa sabão da costa e ervas e vai-se jogando OMIERÓ.

Só se banha do pescoço para baixo, posto que já lhe lavamos a cabeça anteriormente.  Uma vez que já se banhou a pessoa, dê-lhe uma toalha branca e que se vista de branco também.

Já vestido de branco, começa-se a rezar, dando conhecimento que se está rezando por motivo de entregar os fios de conta (ELEKES). Depois disso, se ajoelha a pessoa em uma esteira e se procede a entrega dos ELEKES, mojubando cada fio de conta e falando a pessoa sobre cada um deles, para que serve e a que ORISHÁ pertence, dando-lhes uma instrução sobre o ORISHÁ e que aprendam como deve ser um ALEYÓ (devoto religioso), o que pode fazer e o que não pode fazer, enquanto se vai falando sobre tudo isso.

 

Ifá Ni L’Órun