PATAKIN:
Nos tempos primitivos, ORUNMILÁ tinha um secretário que o despertava todas as manhãs. Era OGBE SÁ e sua missão era receber o Obi do Oráculo, mas foi tanto seu saber que ficou convencido e já não chamava ORUNMILÁ sem que o tocasse para despertá-lo.
Um dia YEYEMATERO, a mãe pensadora, que era a mulher de ORUNMILÁ, viu como OGBE SÁ o tocava em vez de chamá-lo e como ORUNMILÁ acordava se sentindo mal. Ela pensou: “Tenho que buscar outro secretário, pois OGBE SÁ já não serve para este trabalho”.
Um dia chegaram de visita OXUM e OGUN para consultar IFÁ e YEYEMATERO que era amiga íntima de OXUM, lhe disse: “Minha irmã, OGBE SÁ já não serve para despertar ORUNMILÁ”, e contou a OXUM o que se passava. OXUM disse: “Em minha terra IYESÁ, há um AWÓ muito sério e sábio que se chama OGBE DI. Vou mandá-lo vir aqui para ver se te serve”.
Quando OXUM chegou de volta a sua terra IYESÁ, chamou OGBE DI e lhe disse: “Para que tu sejas grande, vou te mandar para a terra IFÉ e ali tua missão será chamar ORUNMILÁ todos os dias às seis da manhã para despertá-lo”. Ela ensinou a ele como despertar ORUNMILÁ sem tocá-lo e depois disse: “Quando tu chegares, já estarei na porta com OGUN para que tuas palavras sejam verdadeiras”.
Pela manhã, às seis, chegou OGBE DI à casa de ORUNMILÁ. YEYEMATERO o recebeu e disse: “Você é quem OXUM mandou para despertar ORUNMILÁ?” Ele respondeu que sim. YEYEMATERO observando-o atentamente lhe disse: “Pois desperte-o!”
OGBE DI se ajoelhou diante ORUNMILÁ e sem tocá-lo, fez o que OXUM lhe havia ensinado. ORUNMILÁ despertou-se tranquilo e nesse momento OXUM e OGUN tocaram a porta e ORUNMILÁ respondeu: “IBORU, IBOYA, IBOSHESHE!
Quem é esse jovem que sabe tanto?” YEYEMATERO respondeu:
“É AWÓ OGBE DI da terra IYESA e a partir de hoje substituirá a OGBE SÁ da tarefa de despertá-lo e será o dono do saber”.
E desde então OGBE DI é sábio e grande e é o encarregado de despertar ORUNMILÁ pela manhã.
AWÓ OGBE DI em prêmio do saber obtido e do favor que OXUM lhe havia feito, fez oferendas e sacrifícios a OGUN e a OXUM no rio.
E com isso reafirmou seu poder e sua grandeza não só na terra IYESA, mas também em todas as terras YORUBÁS, graças a OXUM.
Ifá Ni L’Órun