OSHÚN
Oshún caminhava pelo reino, até que finalmente chegou a beira do rio. Estava finalmente em casa. Ali sentada, vagando em seus pensamentos, viu sua mãe passar com sua corte. Ao final, a corte era o pássaro preferido de Yemanjá, Ajuani (pavão real).
Quando viu Ajuani ela se imaginou com sua linda plumagem colorida e sua longa cauda. Oshún não pode conter-se e começou a segui-lo.
** Aqui OSHÚN OLOLODI (OLORODI, ESPOSA DE ORUNMILÁ) se transformou em IBU ADESA (a dona do pavão real e da coroa de Oshún).
Foi amor à primeira vista. Ela tinha que ter umas penas para seu Abebé (tipo de leque). Mas Ajuani resistiu e saiu correndo até o bosque, que foi proibido a entrada aos Orishás, com a exceção de Obatalá.
Antes que ela entrasse no bosque, vários Orishás a aconselharam a desistir e que não entrasse no bosque, pois foi proibido por Olodumaré. No entanto, Oshún ignorou os conselhos e continuou em sua busca sem dar conta que Alusi (o mal) estava escondido no bosque.
Foi uma experiência horrível para Oshún por não escutar os conselhos dos outros Orishás. Alusi havia envenenado o mel que ela comia e a colocou enferma (é por isso que se deve provar o mel de Oshún sempre antes que ela o aceite).
**aqui Oshún se transformou uma vez mais, agora em OSHÚN IBU AKUARO (A pequena codorna que Alusi queria pegar).
Ela se deparou diante muitos problemas, estava assustada, sua roupa rasgada. No bosque, até as árvores tinham vida e ela pensou que elas fossem engoli-la. O momento mais escuro foi quando a serpente, que era Alusi, ao ver sua beleza, quis fazê-la sua. Alusi havia tomado a forma de uma serpente a fim de engolir Oshún. Desta forma, quando ele tomasse sua verdadeira forma, estaria ela pelos domínios de seu feitiço para sempre. Alusi estava próximo do êxito, quando um homem saltou entre a serpente e Oshún.
Era o caçador Oshósi. Ele a havia seguido e quando viu a serpente tentando engolir Oshún, veio em seu resgate.
Oshósi era o que se interpunha entre Oshún e a serpente (Alusi). Lutou com esta que se foi rapidamente. Era evidente que Oshósi merecia o título de caçador como era o mais ágil que qualquer outro animal no reino.
A luta entre a serpente e o caçador foi muito violenta que houve um momento em que Oshún pensou que Oshósi poderia perder a batalha, mas ao final Oshósi foi vitorioso.
Depois de haver ganhado a batalha, Oshósi pegou Yalodé em seus braços e com a amor a levou daquele bosque.
Nesse caminho Oshún e Oshósi viveram juntos até o final de sua vida, no qual termina quando Yemanjá se encanta e se vai desse mundo.
Ifá Ni L’Órun