ORUNGAN

Orungan-deidad-orisha

ORUNGAN é o filho de Aganjú e Yembo, irmão de Ajé Shaluga, Oloba Mobosun e de Oshumaré. Nasce no Odú Ofun Meji e daí vem o nome desse Odú onde se chama Oragun em honra a Orungan, pois Orungan é o pai de Ifá, pois quando Orunmilá recebeu o Ashé, este lhe ensinou os segredos da adivinhação para que ele ajudasse a humanidade. É Orishá de Babalawós.

Orungan é o Orishá mais belo da criação, o mais belo da Religião Tradicional Yorubá. Orungan vive na pele das pessoas, pois ele é o dono da pele e da juventude. Tem relação com tudo que está coberto com pele, tanto nos seres humanos, quanto nos animais, etc.

Quando olhamos um Orishá, o primeiro que se reflete é Orungan. Orungan tem um companheiro inseparável, que é IWI, o duplo etéreo ou corpo astral, e um ajudante que se chama AMOMAN, o Orishá dos cetros.

Orungan também, assim com Oshún, representa o amor e todos as grandes mudanças e segredos que aconteceram em Ará, foram por causa de Orungan, já que sua beleza era irresistível, tanto para homens, quantos para mulheres.

Este Olorishá tem muitos patakis, histórias, segredos e a transição nos caminhos entre os Orishás, ou o que chamamos de qualidades. Como a de Shangó a Abita e Ogun a Oroiña. Orungan é o verdadeiro Deus dos espelhos.

 

Ifa Ni L’Órun