DIA DE ITÁ
Ao terceiro dia, bem cedo na manhã, se começa o Itá, onde os santos falam às pessoas que os recebem.
Começa o Itá depois de ODUDUWÁ ter estardo no Trono durante 16 dias.
COMO ATENDER A ODUDUWÁ?
1 – Se for cuidar dele em um quarto de santo, há que coloca-lo em um lugar onde ninguém passe por debaixo dele e onde não tenha muita claridade.
2 – Estes Santo é de muita paz e quanto menos o incomode é melhor, já que lentamente faz sua função.
3 – Cuidar para que não tenham brigas e vozes altas diante dele.
DEIDADES QUE VIVEM COM ODUDUWÁ
▪ ESHÚ AGBONI: É o filho e neto de ODUDUWÁ, filho de amores ilícitos entre BROMÚ e YEWÁ; conhecido Orishá, protetor contra todo o tipo de mal, dando assim imunidade contra este. Dá-se de comer todo ano novo eyelé meji fun fun (dois pombos brancos) e ovos cozidos.
▪ ATEMOLETA: Representa o poder que age com Ifá e oduduwá no mundo. Nasce de IWORI BOFUN. Tradicionalmente se lhe dá uma palavra censurada por desconhecimento e pela semelhança que esta referida teria com Atemola, mas na realidade isto não é assim, porque como tal, leva uma carga específica para a representação da Terra, do mundo.
▪ ORI IKU LASHONA: Representa o processo pelo qual todos somos filhos (nascimento e morte), fala em IWORI YEKU, representa os sentidos, tem sob sua condição a representação de Oba Egun Iku (o rei dos espíritos).
▪ EYAOMOLORUN: Representa o nascimento da vida, o primeiro odú que apareceu no mundo em forma de peixe, representa o olho de cada Orishá (entidades), fala no Odú ODI KÁ.
▪ AYERECOTO: É o “radar”, o mensageiro que permite comunicar-se com ODUDUWÁ, com ORO, OLOKUN e SHANGÓ. É ele quem capta todas as más intenções.
▪ BROMÚ: quartinha de barro de cores horizontais, filho de Olokun, este lhe deu ODUDUWÁ para que trabalhasse com ele; representa as mãos de ODUDUWÁ e é ele quem executa.
▪ BRONSIÁ: quartinha de cores verticais, filho de Olokun, este lhe deu a ODUDUWÁ para que trabalhasse com ele; representa a retina do olhos, é a visão de ODUDUWÁ.
▪ GBORE JOBI OGULENU: É o Awó Fakan (Adeles) de ODUDUWÁ; seu significado é Deus Universal do Destino e a Medicina, ele é intérprete de ODUDUWÁ na Terra e vive em um cofre de madeira com epó (dendê).
Ifá Ni L’Órun