Obatalá é um Orishá que descende diretamente de OLÓFIN e de OLODUMARÉ. É o criador da Terra e escultor dos seres humanos. A ele acompanham três Orishás guardiões.
O primeiro desses guardiões que acompanham OBATALÁ é:
OGAN: É um caminho de Obatalá. É considerado o secretário de ODUDUWÁ e AYAGUNA. É dono da enxada. Forma uma trilogia com OGBON e OGBONI (Os outros dois guardiões de Obatalá. OGAN fala muito baixo, é comerciante e come coelho. Representa a inveja, a avareza e o egoísmo. Assenta-se junto com Obatalá, já que é seu guardião e vive ao pé dele. Recebe-se quando se tem problemas, pois também é a justiça. Como ferramentas leva muitos panos, efun, um tubo de prata, 7 atarés que usará seu filho no caso de problemas, 16 ibis, 2 mãos de caracóis (búzios), 2 eyelés (pombas) de pratas. Seu Ozain vai em um boneco de madeira de ceiba sagrada (arabá) em forma de crânio, mas com quatro olhos e um cajado na mão, já que Obatalá OGAN escravizou a morte e pegou dela seu cajado, o que se põe dentro de sua sopeira. Lava-se com água de coco. Leva uma só pedra de ponta. Seus atributos são couraça, flecha, acofá e um majá (cobra) e se cobre com algodão. Leva por fora uma escada com 16 degraus com 2 mãos de caracóis costuradas a ela. Seus elekes são de contas vermelhas e brancas, intercalando contas verdes, outros também fazem de contas brancas com 16 sementes de dendês, embora suas verdadeiras sementes são as chamadas Iwuin vegetal. Imolam-se os mesmos animais que para Obatalá, embora também coma galo branco, inhame amassado, obi coco, ekó picado e 8 ovos ou seus múltiplos com ori e efun, envoltos no ori.
OGBON: É irmão de OGAN e OGBONI. É um caminho de Obatalá e se encarrega, junto com seu irmão OGAN, da alma de todos os filhos de Obatalá quando falecem. Entre suas ferramentas se encontram um cofre minúsculo de metal onde se guarda um escaravelho dourado (segundo se diz é um segredo de Obatalá), dentro dele o qual se carrega o Ozain e uma mão de caracóis (búzios) bem pequenininhos. Este cofrinho vive com Obatalá e se recebe quando sai o odú Ofun em Itá, este se retira ao falecer o seu dono. A Obatalá OGBON na terra Arará é chamado de AGASAWÉ. Este Orishá se recebe sozinho, seus atributos são as pedras, flechas e caracóis; suas comidas são as pombas brancas e ovos cozidos, oferecidos no dia primeiro de cada ano.
OGBONI: Conta uma antiga lenda que nos princípios da criação, uma mulher deu a luz a 16 filhos. Os primeiros nomeados OGBO e ONI começaram a lutar entre si, trazendo o caos e a desordem universal. Vendo a mulher que seus dois filhos provocariam a destruição, os pegou e os fez fazer um pacto de irmandade, jurando ante seu amuleto sagrado que nunca mais brigariam entre si, nascendo assim o ORISHÁ OGBONI. Hoje em dia poucos conhecem a este Orishá guardião de Obatalá. Outras tendências dizem que é um caminho de Obatalá, embora esta deidade fosse de suma importância na África e daí surgiu a primeira sociedade secreta que leva o seu nome, ao qual era muito temida e respeitada por todos os que a conheciam. Os atributos desse Orishá são as pedras verticais e três flechas; se faz oferendas a ele na segunda quinta-feira de Junho. Há casas que frequentemente os têm em tinajas (porrões) brancas e outras em sopeirinhas brancas e cobertos com algodão.
Ifá Ni L’Órun