INLÉ na Religião Tradicional Yorubá (Lukumi), está acompanhado por BOYUTO, ASAÓ, OTIN e ABATÁ, a divindade dos pântanos. ABATÁ normalmente se considera como companheira feminina e esposa de INLÉ.
Quando se assenta INLÉ através da cerimônia de consagração, também se assenta ABATÁ. Para ela se tem canções e orikis próprios, come com INLÉ e participa de todos seus sacrifícios.
Os Yorubás consideram que a família de INLÉ está formada por: ABÁTAN (sua esposa), IBOYUTO (BOYUTO, guardião de ambos), OTÍN (filha de ambos), JOBÍA (filho de ASIPELU, ajudante de INLÉ), LONGUN EDÉ ou LARO (senhor da medicina, filho de INLÉ com OXUM) e ASAÓ, que é o duplo espiritual de INLÉ.
História de ABATA em Okana Fun
Um dia ABATÁ decidiu sair para pescar, mas o mar estava muito agitado. Desesperada, ABATÁ rogou a OLÓFIN e disse que se ele quisesse lhe mandaria um peixe. A OLÓFIN achou estranho esse pedido de ABATÁ, já que ela queria o peixe para seu pai, que estava ficando cego.
Enquanto implorava com grande devoção, ABATÁ viu como se aproximava uma grande nuvem, aonde vinha sentado nela INLÉ, médico dos ORIXÁS quem lhe disse: “ABATÁ, OLÓFIN me mandou para ser teu protetor. Dá-me um pouco de água do Guiro (cabaça), que levas em tua cintura”. INLÉ bebeu do Guiro, enquanto elevava um doce e suave canto à OLÓFIN.
Enquanto entoava sua rogação, afundou no mar uma vara que trazia na mão. Imediatamente pescou uma Guabina, oferecendo-a à ABATÁ. Ambos deram graças a OLÓFIN.
Este então lhes disse com sua voz de trovão: “Enquanto o mundo seja mundo, tu INLÉ e ABATÁ sempre seguirão juntos, os dois serão médicos sábios e capazes de realizar curas mágicas e com elas vocês farão o bem à humanidade”. To Iban Eshu.
ABATÁ está representada por uma espécie de tridente em cujo cabo se entrelaça duas cobras e leva também duas penas de metal. A Guabina serve para curar a vista, para rogar à cabeça e sua água é boa para banhos de limpeza espiritual que livram das maldições.
Ifá Ni L’Órun