ELEGBÁ é uma divindade criada por OLODUNMARÉ. Nasce com a natureza e se consagra com a natureza e todos os seus componentes, animais e plantas. ELEGBÁ é o ORIXÁ dos caminhos. Ele é quem guarda as chaves das portas, da prosperidade e da pobreza.
É ele que também guarda o ASHÉ que nos é dado. ELEGBÁ é o primeiro que chamamos quando necessitamos as portas e caminhos abertos. Algumas das oferendas que podemos dar a ELEGBÁ são: aguardentes, goiabas, doces, etc. ELEGBÁ é o primeiro que brinda sua manifestação em nossas vidas.
ELEGBÁ é o responsável para que façamos nossa própria escolha e decisão para cumprir qualquer tarefa na vida. Ele é o ÖLÓPÄ ORUN (O vigilante do céu). É o trabalhador maravilhoso, ele é o dono da força vital que esteve na criação. Esteve presente quando se proclamou a existência por OLODUNMARÉ.
ELEGBÁ é uma divindade muito importante na Ordem dos ORIXÁS, é o cérebro de todas as coisas na vida. Nada pode passar na vida sem o consentimento de ELEGBÁ. Essa é uma das razões pelas quais todos os sacrifícios são dados primeiro a Ele. ELEGBÁ não é o guardião da força vital da vida dos seres humanos, ele é a força vital da VIDA.
Ifá Ni L’Órun