ORUNMILÁ CONQUISTA A OSHÚN

oshun-carla-nickerson

A moça mais linda da região era Yeyé. Todos lhe diziam: “Case-se comigo?”, mas ela não respondia, sorria e caminhava com a graça nas cadeiras que só ela tem. Era tal a perseguição, que sua mãe disse um dia aos apaixonados: “Minha filha tem um nome secreto que ninguém conhece. Aquele que descobrir, será seu esposo”.

Um dos apaixonados era Orunmilá, o Deus dos oráculos. Nesse momento ele não podia descobrir como se chamava a linda moça. Então ele pediu ajuda a Eleguá (Elegbara) e lhe disse: “Descubra o nome secreto dessa moça que tem ferido o coração dos homens. Só tu, que és tão hábil, podes conseguí-lo”.

Disfarçado uma vez de velho, outras de menino e até fingindo dormir, Eleguá estava sempre perto da casa da moça, procurando descobrir qual era o nome secreto dela. Como a paciência tem sua recompensa, um dia a mãe, que jamais dizia o nome em alta voz, a chamou dizendo: “Venha cá, Oshún”. Eleguá ouviu o nome e disse: “Oshún é seu nome secreto”.

orula_iroso_meyi_by_liz_loz_greeting_card-r9499c8521a3c4318aa3b2fe855398eed_xvuat_8byvr_324

Sem perder tempo, se encontrou com Orunmilá e lhe contou o que havia acontecido. Aquele, que já nesse tempo era um Babalawó muito respeitado, foi onde estava a mãe da moça e quando encontrou com as duas disse: “Tu vais ser minha esposa, porque sei o teu nome secreto. Tu te chamas Oshún”.

To Eban Eshu.

Ifá Ni L’Órun Otura Aira