OS IGBOS

OS IGBOS

Dentro do oráculo de Merindilogun são usados objetos que são manipulados para obter as respostas e indicar se a pessoa vai receber um bem estar (iré), ou pelo contrário, se está lhe apontando um mal (osogbo), assim como todas as demais perguntas que se realizem. Esses objetos têm por nome Igbos, quer dizer, caminhos ou alternativas.

33f8faf67417efef84e7b33ff565cde0_400x400

Existem diferentes classes de Igbos, mas os mais comuns se concentram em quatro deles, como os mais utilizados:

Efun – Símbolo de pureza, de paz e bem estar. Também se utiliza para marcar larishé ou remédio para qualquer osogbo. É utilizado para determinar o iré, para perguntar ao pé de quem está e se o iré é moyale (completo) ou contoyale (incompleto), também para falar com Obatalá. Como contraparte se utiliza o Otá (pedra) ou o Ayé (caracol comprido) sempre que der uma resposta negativa (não).

Pedra Branca (Otá) – Símbolo da imortalidade, vida longa, já que provém da natureza e não se corrompe. Utiliza-se junto com o Efun para marcar iré e responde no negativo nesse instante. Também se utiliza para os demais osogbos.

Caracol comprido (Ayé) – Utiliza-se para perguntar tudo relacionado com enfermidades, matrimônios, para falar com Oshún, pois foi para ela que Orunmilá deu de presente esse caracol, sua resposta é positiva (sim), usando como contraparte ao otá, que significa vida, responderá (não) as perguntas. Em osogbo representa enfermidade.

Guno Guno (pedaços de ossos de animais) – Simboliza a morte, já que é o que sobra de nosso corpo depois de desencarnados. Utiliza-se para perguntar sobre Ikú ou qualquer pergunta que se refira a Eguns (espíritos).

leo+caracoles+adivinacion+y+ayuda+x+medio+de+santeria+cubana+tijuana+baja+california+mexico__8C24E1_1

Também se encontram os seguintes Igbos optativos:

Semente de Guacualote (sesan/osan) – Simboliza os filhos, mas também enfermidades, quando vem em osogbo. Geralmente se utiliza para perguntar pelos filhos dos consultantes em particular para o iré omó.

Cabeça de boneca (ori agbona) – Representa o ori, a cabeça. Utiliza-se para perguntar pela cabeça da pessoa.

Pedaço de louça (apadi) – Segundo algumas crenças simboliza: vitórias, matrimônios e perdas. Também se pergunta tudo que tenha em relação a discussões. Em Iré, representa a vitória sobre os inimigos e em osogbo, perdas para sempre.

Dois búzios atados (owó) – Simboliza dinheiro e desenvolvimento, quando vem em Iré. Quando vem em osogbo marca perdas, pobreza e problemas.

 

Ifá Ni L’Órun