Oro ou Orun é um dos cultos mais secretos que existem. Está vinculado com Ikú (a morte). Alguns afirmam que o Culto e o sistema Oro foi tomado dos chamados Ejimere. Consiste no fundamento cuja carga é secreta, preparada pelos Babalawós dentro de um tinaja (porrão de barro) negra, selada com cimento do qual se sobressaem 9 ou 18 cawuries (búzios) segundo seja o fundamento, um caracol Cobo e em alguns casos a cabeça de dois bonecos, um Obini (mulher) e outro Okuni (homem), também carregados. Outro dos elementos que acompanham a Oro é um bastão (pagugú), um facão, uma telha (Ikokó Awadorono Kole Unoricha) e um Eshu de Oro montado em uma pedra (otá) porosa ou de arrecife.
Um elemento fundamental do culto a Oro consta de um pedaço de metal plano ou de uma madeira plana em forma de pé com uma larga corda que antigamente se atava a um poste. Quando o vento sopra esse objeto se move emitindo um som agudo chamado Ejáoro (peixe de Oro). Essa mesma é a voz de Oro.
Entre os Ijebú e os Egbá, Oro é muito mais sagrado e importante que Egungun, pois Egungun é a representação de um único Egun e Oro é o capataz de todos eles. Nos tempos antigos os membros da Sociedade de Oro eram também os executores dos criminosos. Quando as pessoas eram condenadas a morrer pela corte Ogboni, eram os membros do culto a Oro quem tinham que levar a cabo a sentença. Quando Oro saía à noite, os que eram membros do culto deviam permanecer dentro de casa e se saíssem estariam correndo risco de morte. Cada ano tem 7 dias para sua adoração. Durante todo o dia as mulheres ficam fechadas dentro de casa, exceto umas poucas horas que se lhes permite procurar algumas provisões. No sétimo dia, nem isso se permite a elas e devem se manter rigorosamente fechadas dentro de casa.
O culto a Oro se mantém vivo entre os Babalawós de rama afro-cubana, quem são os encarregados de jurar os homens que desejam possuir o fundamento de Oro, aqueles que pretendem ser Obá Eni Oriaté deverão segundo as verdadeiras tradições, pertencer ao Culto de Oro, o qual os permitirá na hora de dirigir um Ituto (cerimônia mortuária) fazê-lo com sapiência. Os jurados ante o fundamento de Oro, logo depois de recebê-lo e passar por rigorosos rituais, se denominam Omo Oro e se lhes realiza um Itá com não menos de três Babalawós por meio de Orunmilá e recebem o Odú que os caracteriza dentro da Sociedade Oro.
Ifá Ni L’Órun